Kate usa camisa com estampa pequena em rodeio ao lado do marido ©Reprodução
A editora de moda do “New York Times”, Suzy Menkes, escreveu um artigo no jornal falando sobre as novidades em estampa na moda. Como gancho, Suziy fala de uma camisa que a duquesa Kate Middleton usou combinada com uma calça jeans e chapéu de cowboy, em um rodeio na viagem oficial que fez com o marido aos EUA. “Um resultado educado e familiar (do uso da estampa)”, de acordo com Suzy.
“O ‘fator Catherine’ deu aos vestidos básicos de verão, sempre focados naquela cintura afunilada, uma pegada mais fresca”, afirmou Suzy em seu artigo. O texto também levantou a questão da digitalização das estampas, já que hoje em dia, até uma simples estampa de poás é retrabalhada digitalmente. “Nada nesse mundo artístico é realmente clássico”, aponta ela.
Suzy avisa que há sempre uma oportunidade de transformar digitalmente o óbvio. “Isso é especialmente verdade com padrões clássicos, que podem receber um tratamento 3-D ou ser bem aumentados”, aponta.
A aposta de Suzy Menkes é de vestidos frescos e curtos, como o da Versus e da D&G ©Reprodução
Para a editora, outra forma de tornar o velho novo novamente é trabalhar com cores. “Há infinitas possibilidades: ilimitados tons de cinza, verdes quase tão impressionantes como as cores da natureza. Com uma paleta assim para trabalhar no clique de um mouse, há opções de cores que mal se podiam imaginar uma década atrás”, destacou.
Suzy ainda conclui e dá a dica de como não ficar parecendo um pôster de arte contemporânea com tantas opções de cores e estampas: “Assim como nas notícias, na moda, o efeito é melhor quando curto, assertivo e sucinto. Quanto mais gráfico – ainda que simples – os desenhos, mais fácil é usar a estampa”. Menkes defende que o mais estiloso não é usar um vestidão todo estampado, mas sim, apostar em uma camisa branca com uma saia com padrões; ou um vestido curtinho divertido, com estampa pequena e poderosa. Lição aprendida?