A partir desta semana, vamos mostrar os caminhos que apareceram na temporada brasileira para o Verão 2012. Semanalmente, o FFW vai publicar matérias com as novidades que surgiram em diversos segmentos, como o jeanswear, além de mostrar o que o SPFW e o Fashion Rio revelaram em termos de estamparia, materiais, cores e formas.
Este primeiro capítulo fala sobre os temas que se destacaram na estação e direcionaram as coleções.
É fato que nunca se viu tanto Brasil nas passarelas. Coincidência ou não, isso acontece depois que a Prada mostrou sua coleção para o Verão 2012 com muitas cores, listras, macacos e bananas. Se isso iniciou uma tropicalização na nossa moda, um tanto melhor. O quão agradável pode ser olhar para dentro em vez de se olhar para fora. “O Brasil virou o país do presente e isso gera um aumento da nossa auto-estima, que acaba refletido em muitas áreas, moda inclusive. Nós, brasileiros, que infelizmente durante tanto tempo achamos que o legal era o que vinha de fora, começamos a entender o valor do que está aqui mesmo”, diz Maria Prata, diretora de conteúdo da Glitz TV.
Tropicalismo, brasilidade, cores fortes e uma silhueta relax e despretensiosa marcaram os lançamentos com muita estamparia de tucanos, araras, flores, folhas, borboletas, tons do pôr-do-sol, referências da cultura indígena… Muitos desses elementos, claro, não são exclusivos do Brasil, mas encontram uma forte identificação com sua cultura, clima e geografia. “A coleção da Prada legitimou de vez um desejo que já existia por aqui, o que tem seu lado bom. O Brasil é o país da vez e nosso lado tropical nunca esteve tão em alta. Só espero que a gente siga conseguindo explorar o melhor da nossa cultura e identidade, indo muito além de bananas e araras, né?”, brinca Maria.
Veja abaixo os melhores momentos deste novo brasileirismo.
MORO… NUM PAÍS TROPICAL
A estamparia com motivos tropicais e de natureza permeou as coleções com desenhos de tucanos, araras, borboletas, aves, folhagens e flores. Mas o Brasil não ficou só na imagem. Uma grande quantidade de materiais naturais e com cara de feito à mão (alguns de fato manuais) reforçou esse conceito com uso de miçangas, trabalho de cestaria e a adesão a tecidos rústicos.
Blue Man, Salinas, Triton e Pedro Lourenço ©Fotosite/FFW
Adriana Degreas, Osklen e Tufi Duek ©Fotosite/FFW
Adriana Degreas, Coca-Cola Clothing e Água de Coco ©Fotosite/FFW
Blue Man, Água de Coco e Ellus ©Fotosite/FFW
Triton, Lenny e Maria Bonita Extra ©Fotosite/FFW
ARCO-ÍRIS
Tons de laranja predominam, mas o Verão também abre espaço para o azul, lima, vermelho, preto e o branco usual. Os metalizados continuam fortes, tanto para o dia quanto para a noite. Depois da onda do color blocking, entra em cena um jogo geométrico que cruza cores e linhas, resultando em um design simples, mas de efeito. Vale mencionar o trabalho de Pedro Lourenço.
Paula Raia, Lenny e Água de Coco ©Fotosite/FFW
Têca, Cavalera e Tufi Duek ©Fotosite/FFW
Colcci, Andrea Marques e Lino Villaventura ©Fotosite/FFW
Filhas de Gaia, Ellus e Gloria Coelho ©Fotosite/FFW
Adriana Degreas, British Colony e Cori ©Fotosite/FFW
British Colony, 2nd Floor e Walter Rodrigues ©Fotosite/FFW
Maria Bonita Extra, Animale e Triton ©Fotosite/FFW
Nica Kessler, Andrea Marques e Maria Bonita ©Fotosite/FFW
Gloria Coelho, Osklen e André Lima ©Fotosite/FFW
Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço e Coven ©Fotosite/FFW
Patachou, Osklen e Ronaldo Fraga ©Fotosite/FFW
Triton, Alexandre Herchcovitch (masculino) e Gloria Coelho ©Fotosite/FFW
Alexandre Herchcovitch, Coca-Cola Clothing e Paulo Martins ©Fotosite/FFW
Huis Clos, Osklen e Alexandre Herchcovitch ©Fotosite/FFW
Coven, Ellus e Triya ©Fotosite/FFW
Giulia Borges, R.Groove e Pedro Lourenço ©Fotosite/FFW
Têca, Cantão e Coven ©Fotosite/FFW
ZEBRATING
O mundo da moda está listrado e aqui não foi diferente. As listras aparecem de diversas maneiras, menos encaretadas. Com mix de cores e jogo de espessuras ou com estamparia sobreposta, ela sai do universo navy e encontra diversas possibilidades de dar um sabor jovem e atual aos looks.
Totem, R.Groove e Coven ©Fotosite/FFW
Nica Kessler, Colcci e Ronaldo Fraga ©Fotosite/FFW
Cori, Blue Man e New Order ©Fotosite/FFW
SUAVE COBERTURA
O clima verão tropical é perfeito para tecidos leves que cobrem e descobrem o corpo com suavidade. Essa é a temporada do tule, do voal de seda, do chiffon. A transparência pode funcionar em um look total ou em peças individuais para causar um efeito sofisticado e feminino.
Ausländer, Animale e Osklen ©Fotosite/FFW
Priscilla Darolt, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga ©Fotosite/FFW
Próximo capítulo: beachwear.