Lembra da Sara Ziff? A ex-modelo, que dirigiu e estrelou o documentário Picture Me — filme que denuncia o lado pouco glamouroso da profissão — continua envolvida nesse universo, mas agora vai além: seu novo projeto em andamento é o The Model Alliance, um grupo cuja missão será regulamentar as condições de trabalho das modelos.
“Como contratantes independentes, modelos não têm as mesmas garantias básicas de condições de trabalho que muitas outras indústrias têm. Elas não têm indenização em caso de acidente de trabalho. Elas frequentemente não conseguem um seguro de saúde acessível. Elas não têm garantias de pausas para descanso ou para refeições (durante o horário de trabalho). Há poucos recursos nas questões de assédio sexual e abuso sexual. E muitas agências de modelos têm um imenso poder sobre meninas de outros países porque eles controlam seus vistos no passaporte”, afirma em reportagem do WWD.
Ela está atualmente trabalhando ao lado de consultores do Fashion Law Institute, da Universidade Fordham, de Nova York, para criar um código de conduta que regulamente a indústria. A organização, sem fins lucrativos, deve começar a funcionar no começo de 2011.
A ex-modelo Sara Ziff ©Divulgação