Inspirada nas riquíssimas civilizações pré-Colombianas _que antecedem a chegada de Cristóvão Colombo a América_, a nova coleção da joalheria brasileira H. Stern, batizada de “Ancient America”, é um passeio delicioso por uma cultura ancestral e pouco divulgada.
Carol Ribeiro por Renam Christofoletti na Vogue Brasil H. Stern, de Outubro de 2010, usando peças inspiradas nos peixes, da coleção Ancient America © Reprodução
O fio condutor usado pela equipe criativa foi a crença compartilhada por todas essas civilizações, dos astecas aos maias, chamada de animismo: tudo no mundo seria animado por seres espirituais e, desse modo, os homens acreditavam que podiam tomar a forma dos animais e incorporar sua força e seus poderes.
A marca fugiu das traduções literais: não há anéis em formato de pássaros ou colar com pingente de tartaruga. Nos detalhes, aparecem apenas reminiscências dos bichos e de sua importância para os pré-colombianos.
A H. Stern inclusive é uma marca que valoriza a cultura brasileira e latina, e que já desenvolveu coleções em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, ao grupo de dança Corpo e à Costanza Pascolato. Fica a dica para marcas nacionais que só buscam inspiração em searas europeias: nas bandas de cá, há muitos mares nunca antes navegados.
Veja fotos da coleção na galeria.