Issey Miyake, um dos três estilistas japoneses que revolucionaram a moda nos anos 1980, está com um projeto novo: “132 5. ISSEY MIYAKE”. Em parceria com o cientista da computação Jun Mitani, um dos times de design da marca, The Reality Lab., criou vestimentas em 3D feitas de um único pedaço de tecido.
Funciona assim: a equipe desenha digitalmente formas tridimensionais no software criado por Mitani, usa os diagramas resultantes para criar as formas 3D em papel e estuda como elas podem retornar às formas achatadas – o que significa incluir na costura linhas e dobras, coisa que o programa não faz.
No total são 10 modelos básicos que, quando dobrados, se tornam camisas, saias, calças e vestidos, tudo dependendo de onde são cortadas. O tecido usado também é inovador: matéria PET gerada através da reciclagem químicada fibra de poliéster, que é pulverizada, derretida e desfiada antes da reutilização.
“132 5. ISSEY MIYAKE”: um único pedaço de tecido, através de dobras e costuras, torna-se uma roupa ©Reprodução
Um trabalho naturalmente nipônico, principalmente quando analisado do ponto de vista da estética e da complexidade. Inspirador!