“Acho que um filme de moda não deve ser visto como um meio secundário aos desfiles ao vivo, mas como uma alternativa moderna”. Essa foi a mensagem que o estilista britânico Gareth Pugh quis transmitir ao trocar a tradicional passarela por um enorme telão, no qual sua coleção de Verão 2011 foi exibida nesta quarta-feira (29/09) em Paris.
São 11 minutos dirigidos por Ruth Hogben em que as roupas, de modelagem minimalista, são vistas no corpo da top Kristen McMenamy.
Além de ser uma aula de movimentos do corpo_ Kristen não é considerada uma das melhores modelos do mundo sem razão _, o vídeo é um manifesto em prol dos fashion films, um filão em crescimento (grande parte graças a invenção de gadgets como o iPad) e em parte graças à inovação online germinada pelo Showstudio.com, do fotógrafo Nick Knight (que já dirigiu um curta do estilista com Raquel Zimmermann, lembra?).
Se assistir às roupas em movimento de diferentes maneiras é equivalente ou melhor que vê-las se movimentar in loco é um debate que ainda vai longe, mas não tira o mérito de Pugh por tentar algo diferente.