Foi anunciado na última segunda-feira (28/06) o ganhador do ANDAM 2010 (Association Nationale Pour Le Développement Des Arts De La Mode), considerado atualmente o mais valioso prêmio da moda mundial – mais que o CFDA e o Fashion Fringe, premiações respectivamente americana e britânica.
Quem leva pra casa a generosa soma de €220.000 (colhida de patrocinadores como LVMH, Gucci e L’Oréal) é o estilista turco Hakaan Tildirim, que estava na corrida contra Alexandre Vauthier (pupilo de Thierry Mugler), Bouchra Jarrar, Calla Haynes, Francesco Scognamiglio e Mark Fast. Além do prêmio em dinheiro, Hakaan também desfilará sua coleção de prêt-à-porter na próxima semana de moda de Paris, que acontece em outubro deste ano (verão 2011).
A supermodelo Natalia Vodianova, que desfilou a coleção de inverno 2010 de Hakaan Tildirim na semana de moda de Londres no início deste ano ©Reprodução
O ANDAM já consagrou estilistas como Giles Deacon e Gareth Pugh, e é um prêmio organizado por Pierre Bergé (companheiro de Yves Saint Laurent em vida) juntamente com o Ministério de Cultura da França. Em seu rol de jurados, o ANDAM conta com Carine Roitfeld (editora-chefe da “Vogue Paris”), Alber Elbaz (diretor criativo da Lanvin), Sarah Lerfel (da loja Colette), Jefferson Hack (fundador da “Dazed & Confused”) e Hilary Alexander (“Telegraph”)
+ andam.fr