A 19ª edição da revista “MAG!” dá continuidade ao projeto editorial de 2010, “Direções” (a anterior, intitulada “Centro”, foi a primeira). Na edição de maio, que chega às bancas no dia 17, há diversas concepções de “Norte”, o tema da revista.
Há o editorial “Ser/Tão Ser/Tudo”, composto por 90 páginas clicadas por Zee Nunes e Andre Katopodis, com edição de moda de Paulo Martinez. A linguagem é principalmente cinematográfica (pense em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha), mas também faz referência a obras como a “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci.
Capa da revista e imagem do editorial “Ser/Tão Ser/Tudo” ©Zee Nunes e Andre Katopodis/Divulgação
Entre os textos, a palavra “norte” ganha conotações inusitadas. Pense na revolução causada pela bússola, em lugares imaginários, como a Terra do Nunca, que ficam ao norte de qualquer lugar, ou ainda no país-ilha mais ao Norte da Europa, lar do (impronunciável) vulcão Eyjafjallajøkull.
Há ainda um estudo sobre a mais polêmica das Coreias, imagens cotidianas de circenses que se apresentam pelo Norte e Nordeste do Brasil, a história de Atrud Gilberto, voz da 2ª canção mais executada de todos os tempos, as antigas rotas rodoviárias da União Soviética, a caça às baleias no extremo norte do Alasca (e no Japão também) e uma revista especial de 132 páginas sobre o país nórdico com maior IDH do mundo, a Dinamarca.
Vai perder?