Pela 5ª vez consecutiva, a Louis Vuitton conseguiu o título de marca de luxo mais valiosa do mundo, com valor estimado em US$ 19,7 bilhões. O ranking, feito pela Millward Brown Optimor, é baseado em entrevistas com clientes e análises de performance das empresas.
Os jogadores Maradona, Pelé e Zidane na nova campanha da Louis Vuitton Journeys: a grife é a marca de luxo mais valiosa do mundo pelo 5º ano consecutivo ©Annie Leibovitz/Divulgação
No ranking global, que inclui 100 empresas e é liderado pelo Google, a empresa da LVMH ocupa a 29ª posição. Alguns bilhões de dólares depois, Hermès (US$ 8,46 bi) e Gucci (US$ 7,58 bi) fecham o pódio. As novidades são a inclusão da Tiffany & Co. (em 10º lugar, com US$ 2,38 bi) e a ausência da Prada.
A lista de 2010 é especialmente interessante porque considera ganhos e perdas do ano pós-crise e as estratégias que as marcas de luxo (e seus respectivos conglomerados) escolheram. “Enquanto a economia se recupera, marcas de luxo tendem a se concentrar mais em seus clientes principais. As marcas passam a oferecer menos produtos baratos, que servem simplesmente como suvenires da grife.”
Entre as previsões para o futuro do mercado, a Millward Brown diz que as vendas online tornarão-se cada vez mais importantes e que, em mercados desenvolvidos, substância, artesanato e herança tornarão-se mais importantes do que possuir algo de grife – tendência que deve continuar em mercados asiáticos, especialmente na China.
Dois tipos de campanha da Louis Vuitton: um enfatiza o artesanato e a tradição e outro, os produtos da coleção de moda du jour ©Reprodução
Confira a lista completa abaixo e os valores comparados à 2009:
01. Louis Vuitton: US$ 19,781 bilhões (+2%)
02. Hermès: US$ 8,457 bilhões (+8%)
03. Gucci: US$7,588 bilhões (+2%)
04. Chanel: US$ 5,547 bilhões (-11%)
05. Hennessy: US$ 5,388 bilhões (-1%)
06. Rolex: US$ 4,742 bilhões (-14%)
07. Moët & Chandon: US$ 4,279 bilhões (-12%)
08. Cartier: US$ 3,964 (-19%)
09. Fendi: US$ 3,199 bilhões (-8%)
10. Tiffany & Co.: US$ 2,383 bilhões (6%)