A alfaiataria masculina clássica tem uma posição de destaque no inverno 2010. Enquanto as grifes de Milão resgataram a tradição do vestir masculino, em Paris as transgressões deram o tom da temporada.
Looks da 2nd Floor, Yves Saint Laurent, Gianfranco Ferré, Alexandre Herchcovitch e Prada inverno 2010: a nova modelagem das calças masculinas ajuda a equilibrar a silhueta © firsView e Agência Fotosite
As calças largas que remetem aos anos 1940 ressurgem neste inverno com drapeados, pregas e volumes desestruturados. Tipo as calças do personagem de Leonardo DiCaprio no filme “Ilha do Medo”, só que fazendo contraponto aos blazeres retos e jaquetas mais ajustadas ao corpo.
No desfile da Yves Saint Laurent, Stefano Pilati montou um belo contraste entre a modelagem soltinha das calças em tecidos leves com jaquetas encorpadas e mais enrijecidas. Jean Paul Gaultier foi buscar no sportswear o apelo contemporâneo para a sua tradicional alfaiataria, e Kris Van Assche tomou esse mesmo caminho.
Também tem os modelos de calças menos amplas, porém alongadas: uma opção interessante. Prada, Gianfranco Ferré e Lanvin alongaram as barras de suas calças produzindo aquele afeito “embolado” na região do tornozelo. A modelagem “cenoura” também volta com bastante relevância e apelo comercial. Ótima para compor looks como aqueles mostrados nas coleções da Dior Homme, Rick Owens e Vivienne Westwood.
Essas pequenas alterações podem parecer irrelevantes, mas não se engane: são os detalhes que ajudam a contar uma história!
+ Visite nosso acervo de Desfiles para ver as coleções completas