PARIS, 4 de março de 2010
Por Luigi Torre
CAMINHOS DA ÍNDIA
Foi-se o tempo em que Paris era uma capital da moda puramente francesa. Hoje, a variedade de estilistas e marcas de diferentes nacionalidades que se apresentam por aqui torna a cidade um dos epicentros de criatividade do mundo. Não por acaso, o indiano Manish Arora veio para cá em busca do sucesso.
Uma trupe cada vez maior de jornalistas, editores e compradores comparece à sua apresentação que já se mostra pequena perante o hype gerado. “Caos total!”, exclamou Suzy Menkes, editora de moda do jornal “International Herald Tribune”, ao se deparar com a turba na frente da locação escolhida para o desfile.
Numa biblioteca transformada em passarela, Arora foi buscar nas geometrias da Art Déco a inspiração para sua coleção texturizada e, literalmente, brilhante. Vestidos com saias abaloadas, leggings listrados, jaquetas estruturadas com camadas rígidas, vestidos alongados com inspiração 1920s e ombros bem marcados pontuaram a apresentação supercolorida e decorada.
+ Veja aqui a coleção completa de Manish Arora Inverno 2010
PURPLE RAIN
De todos os aspectos inerentes a Paris, um deles é incontestável: a cidade transpira moda. Conforme o turista se aproxima das regiões onde se concentram as principais grifes do mundo, é possível sentir a sofisticação materializada nos looks dos transeuntes, nas vitrines de luxo ou mesmo na atmosfera aristocrática. Pode ser na rue Cambon, onde reside o prédio histórico da Chanel, no número 31. Ou então na rua Saint Honoré, onde se encontra a Colette. Loja conceito, apelidada de “Meca do Hype”, a Colette é hotspot garantido durante a semana de moda.
O movimento por ali chega a ser caótico durante os dias da fashion week. Afinal de contas, desde sua abertura, com curadoria de Sarah Lerfel, a loja virou referência para tudo o que há de mais atual e descolado no mundo da moda, música, artes e tecnologias.
Entre artigos grifados de Yves Saint Laurent, Balenciaga e Undercover (além do divertido boneco do fotógrafo Terry Richardson), a Colette traz ainda a exposição Purple Diary. Uma versão impressa – em pequenos retratos dispostos numa parede toda roxa no segundo andar da loja – dos registros que o diretor/editor da revista “Purple”, Olivier Zahm, faz em seu blog.
São imagens carregadas de irreverência e sensualidade, clicados pelo próprio Olivier entre suas viagens e eventos em Nova York e Paris. Modelos, editores, jornalistas e clubbers das duas capitais aparecem em cenas e poses provocativas, em estilo snapshot, imprimindo a atitude ousada não apenas da revista, mas também do seu próprio editor.
Serviço:
“Purple Diary @ Colette”
QUANDO De 01/03 à 03/4
ONDE 213 Rue Saint-Honoré, 75001 – Paris
+ www.colette.com.fr