FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cores, tecidos e tendências: a bola de cristal da Première Vision
    Cores, tecidos e tendências: a bola de cristal da Première Vision
    POR Redação

    cores-pantone-verao-2011-premiere-visionPremière Vision Verão 2011: o inverno ainda está sendo desfilado, mas a feira já antecipa a cartela de cores acima como tendência do Verão 2011 © Divulgação

    Nem só de glamour vive a moda. Enquanto editores, jornalistas, compradores – e até blogueiros mirins! – fazem a linha fina na fila A, estilistas e gerentes de produto lotam suas agendas nos salões de negócios (ou trade shows) que acontecem paralelamente. Aqui no Brasil, por exemplo, tem o Rio-à-Porter, que em janeiro deste ano gerou mais de meio bilhão em negócios no Rio de Janeiro.

    Uma das feiras mais importante deste segmento é a Première Vision – evento que acontece em Paris atraindo mais de 15.000 visitantes de todo mundo e 600 expositores do ramo têxtil. A Vision funciona como termômetro para as temporadas que estão por vir. Enquanto o Inverno 2010 é desfilado nas passarelas, tecidos e materiais para o Verão 2011 já são expostos e negociados, apontando os futuros rumos que a moda deve tomar.

    regenerate-tailoring-premiere-vision-verao-2011Painel de tecidos apresentados na Première Vision Verão 2011: mix de sintéticos com naturais, algodão com poliamida e texturas são tendência © Divulgação

    “É na Première Vision que nossas ideias começam a ganhar forma”, conta a diretora de criação da Huis Clos, Sara Kawasaki. Em busca de novos tecidos, a estilista – responsável pelo estilo da marca fundada por Clô Orozco – viaja pelo menos duas vezes por ano à Paris, especialmente para a feira que acontece em fevereiro e setembro. “Analisamos principalmente as misturas, texturas e pesos dos tecidos”, explica.

    sparkling-nonchalance-premiere-vision-verao-2011Painel de tecidos mostrados na PV Verão 2011: piquês, xadrezes, listras, acabamentos luminosos e, de novo, a combinação de sintético e natural no mesmo material © Divulgação

    Inaugurada em 1980, a Première Vision era inicialmente reservada às tecelagens e empresas francesas. Em sua segunda edição, um espaço de 30% foi aberto aos produtores de outros países. Conforme compradores, estilistas e fabricantes passaram a reconhecer a importância da PV como caldeirão de tendências, as concessões foram aumentando.

    Hoje,  a Première Vision é uma feira global, com 87% de seus expositores de nacionalidades não francesa. Além disso, verões reduzidas da feira, conhecidas como Première Vision Previews, acontecem em outras seis capitais do mundo – Nova York, São Paulo, Moscou, Xangai, Pequim e Tóquio.

    cheeky-opulance-premiere-vision-verao-2011Mais tendência da Vision: tecidos brilhosos, sedas finíssimas, organzas, acabamentos com aspecto aquoso são tendência para o Verão 2011 © Divulgação

    A edição mais recente do evento, que aconteceu de 9 a 12 de fevereiro em Paris, aponta os caminhos para o Verão 2011: tecidos tecnológicos que mimetizam as propriedades da água devem estar em alta, assim como materiais que enaltecem valores como tradição e história (pense em tecidos com finalização ou aparência mais artesanal). A economia também entrou na pauta da PV, com os preços acessíveis no topo da lista de tendências para o próximo Verão.

    + Site oficial: premierevision.fr

    Não deixe de ver
    Assista ao desfile da Gucci ao vivo da Triennale Milano
    Nike troca de ceo em meio a crise nas vendas e queda nas ações
    Tudo que sabemos sobre o documentário da Mugler
    Edição 58 da SPFW terá 40 desfiles e homenagem à Regina Guerreiro
    Luíza Perote: conheça a modelo brasileira
    Isabel Marant e Converse resgatam o tênis de salto
    Anitta e Kenner: por trás da collab exclusiva
    Figurinista de Emily in Paris desvenda os looks da nova temporada
    Marina Bitu e Mundo Social Magalu se unem para dar novo fôlego ao fazeres manuais cearenses
    Surrealismo digital: A fotografia de Yis Kid
    FFW