Por Carolina Althaller*, de Londres para o portal FFW
O fim de semana foi agitado aqui em Londres. Teve estilista turco que conseguiu a atenção de Carine Roitfeld, top models internacionais, apresentação em ambiente retrô, Topshop, House of Holland e mais. Confira:
***
Entre os destaques do fim de semana, Hakaan foi o grande nome no primeiro dia da London Fashion Week.
O estilista turco fez barulho na sua estreia na cidade não só pelo trabalho elogiado, mas também pelos grandes nomes que o prestigiaram nesse primeiro desfile.
Lara Stone no backstage de Hakaan: o casting do estilista investiu pesado nas tops © Reprodução
Os looks curtos foram apresentados por tops como Lara Stone e Natalia Vodianova, com styling de Edward Enninful, da “Vogue US”.
Na fila A, Kate Moss, Stephen Gan (da “Visionaire”), além de Emanuelle Alt e Carine Roitfeld, da “Vogue Paris”. Carine, como se sabe, é presença rara nos desfiles ingleses.
Carine Roitfeld, da “Vogue Paris”, na fila A de Hakaan: a editora francesa raramente dá o ar de sua graça nos desfiles de Londres © Reprodução
***
Os desfiles paralelos e as apresentações da sexta-feira (19/02) não chamaram muita atenção do público, apesar do trabalho interessante da designer irlandesa Orla Kielly que recriou no pórtico da Somerset House uma casa com ambientes forrados de papel de parede retrô. As modelos circulavam pelos cômodos e se acomodavam junto à mobília anos 1960, combinando perfeitamente com o ambiente.
***
Locado no ON/OFF, o excêntrico estilista francês Charlie Le Midou (ele também é cabeleireiro!), trouxe a temática gótica religiosa para a passarela, fazendo uso de rendas, crucifixos em diamante e, claro, cabelos absurdos.
***
O sábado (20/02) foi marcado por nomes como Topshop Unique, House of Holland e PPQ, que fizeram barulho trazendo à Somerset House fashionistas como Olivia Palermo, Alexa Chung e o duo Peaches e Pixie Geldof.
Apesar da plateia estrelada, o styling da poderosa Katie Grand (diretora da revista “LOVE”) pareceu atrapalhar a coleção da fast-fashion inglesa.
***
Já Henry Holland, levou para as passarelas algumas referências particulares. Inspirado na Nova York do começo dos anos 1990, os looks esportivos vieram acompanhados de plataformas Charlotte Olympia e as t-shirts e unhas das modelos traziam siglas para gírias americanas como “IHML” (“I Hate My Life”) ou “NALGO” (“Not A Lot Going On”) em letras características dos clássicos agasalhos universitários americanos.
Henry nomeou a coleção de oito camisetas como “CTFLO” (“Chill The F* Out”) e colocou em seu blog fotos de gente como a modelo Dari Strokous, a it girl Alexa Chung, sua PR Kelly Cutrone e também a melhor amiga/top model Agyness Deyn.
A top inglesa Agyness Deyn veste camiseta criada pelo estilista/amigo Henry Holland © Divulgação
As camisetas estavam disponíveis para compra na mesma hora em que entraram na passarela da House of Holland graças a uma parceria com a Blackberry.
Um aplicativo especial está disponível para download e é possível comprar as camisetas antes mesmo de elas chegarem às lojas.
*Carolina Althaller é correspondente do FFW em Londres e integrante da equipe brasileira do portal WGSN.