Por trás das cortinas, as semanas de moda interpretam um papel crucial para a boa saúde da indústria. São os eventos de bastidores, exclusivos para compradores das grifes, que lubrificam as engrenagens da moda, fazendo o capital girar através das grandes encomendas e negociações.
Esta edição do Fashion Rio é marcada pela estreia do mais novo salão de negócios da moda brasileira: o Rio-à-Porter. Entre os dias 10 e 13 de janeiro, 169 expositores irão apresentar para compradores (nacionais e internacionais) suas coleções para o Inverno 2010. São marcas de roupas, bijuterias, calçados e acessórios, além de projetos especiais, que estarão dispostos num imenso galpão de 8.250m², localizado no Cais do Porto.
O projeto nasceu de uma parceria entre o Grupo Luminosidade e a Francal Feiras, sendo parte do contrato de licenciamento firmado entre o Sistema FIRJAN e a Inbrands, em abril de 2009. “Hoje, pensamos na moda brasileira inserida no mercado global”, explica Paulo Borges, diretor criativo do evento e CEO da Luminosidade. “O Rio-à-Porter conta com infra-estrutura e serviços de padrão internacional para atender expositores e compradores”, completa.
O evento, que espera receber nos quatro dias um público de 3.000 visitantes, é acompanhado por um ciclo de palestras com grandes nome da moda nacional para discutir os rumos do segmento no Brasil. Além disso, haverá um desfile (inserido no calendário do Fashion Rio) de inauguração com looks das grifes expositoras.
A tecnologia também ganha destaque durante o Rio-à-Porter: um leitor óptico fará a coleta de dados cadastrais dos visitantes de cada estande através do código de barras da credencial. Além do mailing colhido por cada expositor em seu estande, quinze dias úteis após o evento, as marcas expositoras também terão acesso ao mailing completo de todos os lojistas e importadores que estiveram no salão. “Esse serviço é exclusivo e muito atrativo para os expositores, pois permite o acesso a novos clientes e amplia as oportunidades de negócios além dos dias do evento, já que expositores poderão dar continuidade às negociações e prospecção de clientes ao longo do ano”, explica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras.
Para mais informações e horários das palestras, acesse o hotsite do evento.