A ascensão da R.Groove, de Rique Gonçalves, estilista formado em moda pela Universidade Veiga de Almeida, foi rápida. Em 2007, mesmo ano em que a grife foi criada, estreou nas passarelas do calendário de novos talentos do Fashion Rio e ganhou o prêmio Senai de “Melhor Desfile da Temporada”.
Em 2008, Rique levou pra casa o Prêmio Moda Brasil de “Estilista Revelação” e, junto com o troféu, R$ 50 mil. Em 2009, sua marca – a única exclusivamente masculina do evento – foi escolhida para integrar o calendário do Fashion Rio Inverno 2010 e da feira de negócios Rio-à-Porter. Se continuar nessa velocidade, os próximos anos podem atrair (quem sabe?) o interesse de algum grupo gestor. Num rápido quiz feito pelo portal FFW, Rique Gonçalves resume sua história:
Momento marcante da moda.
Momento moda street. A quebra de barreiras entre as ruas e os ateliês.
Um ídolo.
Carlinhos Brown. Ele se envolve verdadeiramente em projetos sociais. Construiu 200 casas na favela onde nasceu e cresceu, e reformou mais centenas. Além disso tem outros projetos musicais e educacionais com o povo da Bahia.
Qual é sua expectativa em relação ao Fashion Rio?
A expectativa é muito boa. Estamos inseridos no Fashion Rio como os únicos representantes exclusivos da moda masculina, que vem crescendo cada vez mais, principalmente no Rio. Isso cria responsabilidade e uma ótima expectativa.
Uma palavra e um tom que defina sua coleção de inverno.
Música. Azul. Falaremos sobre o mar.