A paixão e a raça que uniram milhares de brasileiros, conhecidos e anônimos, e conduziram o Rio de Janeiro ao lugar mais alto no pódio das Olimpíadas de 2016, foram a inspiração para a 16ª edição do Fashion Rio. Sob o tema “Rio, Olímpico e Maravilhoso”, o evento acontecerá de 8 a 13 de janeiro de 2010, no Píer Mauá, e vai falar sobre o esforço de milhares de pessoas para que os Jogos de 2016 entrem para a história, como um exemplo de organização, de resultados positivos para os nossos atletas e de transformação do Brasil.
“Estamos juntos diante de uma grande meta, em torno de um grande projeto. Muitas vidas passarão por transformações para que as Olimpíadas se realizem e sejam bem-sucedidas. Vamos convergir a moda com esse clima de pacto social que envolverá todas as esferas. Os esforços públicos, privados, individuais e coletivos vão se alinhar para que os resultados, de fato, apareçam”, diz Paulo Borges, presidente da Luminosidade, empresa realizadora do evento.
Durante seis dias, grifes brasileiras apresentarão suas coleções Inverno 2010 nos armazéns do Cais do Porto, renovando o compromisso de contribuir com a revitalização da área portuária do Rio de Janeiro. “É a partir do Rio, o grande cartão postal do país, que vamos mostrar ao mundo do que somos capazes”, acrescenta.
O calendário de desfiles terá novidades. Seis novas marcas vão estrear nas passarelas cariocas: Andréa Marques; R. Groove; Nica Kessler; New Order, grife de acessórios; a mineira Patachou; além de Lucas Nascimento, estilista brasileiro radicado em Londres.
Rio-à-Porter – Entre os dias 10 e 13 de janeiro, os armazéns do Cais do Porto abrigarão, também, o Rio-à-Porter, salão de negócios oficial do Fashion Rio, que vai reunir cerca de 150 expositores de diferentes estados brasileiros.