Numa temporada dominada por babados, plissados e uma série de elementos extremamente femininos é quase incoerente falarmos em alfaiataria. Mas, como a moda é sempre democrática, o verão 2010 também reserva um lugar de destaque para as calças. Depois de algumas estações dominadas pelos modelos “aladim”, sarouel e “cenoura”, chega a vez da boa e velha calça de alfaiataria voltar à cena.
Jil Sander, Stella McCartney, Celine e Lanvin: grifes super femininas, mas que apostam na calça de alfaiataria para o verão 2010 ©FirstView
A calça de alfaiataria surge nesta temporada como um contraponto à feminilidade que dominou as passarelas internacionais. Indo ao encontro de simplicidade, funcionalidade e versatilidade, os modelos da temporada vêm ora com detalhes derivados de uniformes e roupas esportivas, ora mais próximos ao corpo com corte preciso e quase minimalista, e também em modelagens mais amplas e confortáveis extremamente sofisticadas.
Os tecidos da vez vão desde algodões finos, linho e seda – para os modelos de formas mais soltas e desestruturadas – até tecidos mais encorpados como couro ou algodões pesados, sarja e tecidos resinados que têm menos movimento. Em tempos onde o consumo cada vez mais se alia à necessidades de durabilidade, qualidade e funcionalidade, as calças de alfaiataria são aposta certeira para quem quer montar um look que pode ir da extrema sofisticação ao simples básico.