FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #7: a moda agora pode se mover
    Pensata da Palô #7: a moda agora pode se mover
    POR

    A crise da imagem de moda levou à corrente onda de editoriais em 3D. E até ao i-Pad como eventual tábua de salvação para o declínio das revistas impressas; leia-se declínio da publicidade das revistas impressas.

    Vem da imagem de moda em movimento, entretanto, o sopro de renovação de que tanto precisamos. E de inspiração.

    Por sua natureza, a roupa é tridimensional. Daí a diferença (que abordamos de leve e recentemente aqui nesta seção) entre assistir a um desfile e ver as fotos dele. Daí o crescimento das coberturas de desfiles com recursos de vídeo, que aos poucos foram se estendendo para outros segmentos do mercado de moda – a beleza, dentre as áreas com que essa mídia mais combina.

    Já podíamos sentir esses ventos nas publicidades de perfume (“Egoïste”, de Jean Paul Gaultier por Jean Paul Gaude) e nos videoclipes com pegada fashion (George Michael com o elenco de supermodels do histórico “Freedom”), sentidos hoje com a força de tufões nos filmes de fragrâncias como Chanel e Dior e no filme para “Telephone”, de você sabe quem, dirigido por James Akerlund.


    George Michael – Freedom ’90
    Enviado por jpdc11. – Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.

    Que a justiça seja feita: foi Nick Knight em seu site Showstudio quem desbravou esse território, tendo no projeto Political Fashion o turning point. Foi quando ele chamou profissionais da moda não afeitos à linguagem do vídeo e da Internet para fazerem ouvir suas vozes. Até a voz do coletivo carioca Gema foi escutada globalmente, e de modelos e de maquiadores, e de stylists cujo talento, generosamente, Knight compartilhou conosco. E a Prada, mais uma vez, serviu de antena com suas lindas animações e filmes, abrindo espaço para outro leque de associados, de diretores de cinema a artistas plásticos.

    E como um mundo pode conversar com o outro! O clipe engraçadão de Raquel Zimmermann dançando “Poker Face”, de você sabe quem, com o vestido de Gareth Pugh, ficou ainda mais interessante depois que você assiste ao vídeo praticamente em tempo real do estilista desenhando e cortando a peça sobre o molde, no chão de seu ateliê. Eu acho.

    Com as facilidades de formato e edição de câmeras, iphones e softwares que até adolescentes de 12 anos podem dominar, a moda agora pode se mover.

    Beijos em crossmedia,

    Palô.

    + Leia todas as Pensatas da Palô que já foram publicadas

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW