FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Juliana Jabour completa 10 anos de marca de olho nos próximos 10
    Juliana Jabour completa 10 anos de marca de olho nos próximos 10
    POR Redação
    juliana-jabour-10-anos-desfile-spfw

    Juliana Jabour completa 10 anos de marca em 2014 ©Divulgação

    Em 2014, Juliana Jabour completa 10 anos de marca de olho nos próximos 10. Em entrevista ao FFW, a estilista revê o seu histórico profissional, desde o primeiro desfile até a coleção de Inverno 2015 que será apresentada na quinta-feira (06.11) no SPFW, e analisa o que vem por aí na próxima década: “Me vejo como uma marca menor, estabelecida, trabalhando para melhorar cada vez mais o tipo de produto que faço, para agradar ao meu público fiel”. Confira abaixo:

    + Juliana Jabour: “Eu tinha na cabeça que só ia fazer o que gosto”

    “A marca já engatinhava quando eu fazia mini coleções de oito, 10 modelos para vender pra Pelu, mas foi em agosto de 2004 que fiz a primeira coleção, que começou a ser vendida em outros lugares, e o primeiro desfile. Foi quando eu realmente assumi: eu tenho uma marca, e a marca se chama Juliana Jabour. Fizemos um desfile na Vila da Pelu; foi muito legal, era um domingo à tarde, tudo low budget, com o chão coberto de eucalipto. Na sequência veio o convite pra Casa de Criadores, onde fiz duas temporadas, depois veio o convite pro Fashion Rio, onde fiquei 10 edições, e no Inverno 2011 eu vim pra São Paulo.

    Esta coleção de Inverno 2015 não é exatamente uma retrospectiva dos 10 anos, mas de certa maneira não deixa de ser, porque o DNA da marca estará super presente, os elementos esportivos, as estampas gráficas. Tem uma pegada anos 1970 na silhueta, só que mais sportswear, com um olhar por Juliana Jabour. O cenário é do escritório do Houssein Jarouche com o artista plástico Abidiel Vicente – eles estão fazendo a passarela com elementos das estampas da minha coleção.

    juliana-jabour-10-anos-desfile-spfw-1

    Croqui da coleção Inverno 2015 de Juliana Jabour ©Divulgação

    A produção continua low budget. Eu sou muito exigente, gosto das coisas caprichadas e bem feitas; olhando lá atrás, na Casa de Criadores, mesmo com tão pouco dinheiro, a gente conseguia fazer um negócio tão bonito! Mas não é que agora eu disponho. Por exemplo, na coleção passada, um dos motivos de eu não ter desfilado é que não tinha patrocínio. Fiquei arrasada; é a coisa mais importante do mundo. A visibilidade que você perde é sem noção, porque um desfile no SPFW te dá material de divulgação para seis meses.

    Nesta temporada estou entrando na quarta parceria com a Evoke, em cima de um modelo deles com o qual me identifico muito, o Plays Louder 03 – uma história super gráfica que tem a ver com a coleção. Também vou lançar um brinco em parceria com a Mariah Rovery, que faz a Flex Jewels; e estou fazendo uma parceria com uma marca lá do sul muito legal chamada Di Cristalli, com dois modelos de sapatos feitos do zero. Já fiz muita colaboração, que é um desafio que eu adoro: Riachuelo duas vezes, Lancôme, Hope, Shoestock, Olook, Pony, Perky Shoes, Evoke, Sanrio, Rafael Falcci, Christopher Alexander, Brastemp, Nivea… e a Uniqlo, na Primavera/Verão 2008. Eles têm um projeto chamado Designers Invitation Project, mas em vez de fazer com estilistas consagrados, é com gente que está começando. E na época era eu o Alexander Wang, de quem sou fã incondicional, amo de paixão.

    juliana-jabour-10-anos-desfile-spfw-2

    Croqui da coleção Inverno 2015 de Juliana Jabour ©Divulgação

    Aos 10 anos de marca, obviamente a bagagem aumenta; quanto mais você vive isso no dia a dia, mais você adquire know how, experiência, e fica cada vez melhor. Mas por outro lado é muito louco, a gente fica vendo tudo passar de camarote. Já vi o mercado incrível, já vi não tão bem assim… É uma luta diária, diferente do que as pessoas que não trabalham no meio pensam – que a gente vive no glamour, só faz desfile, tira foto com modelo. A gente tem que realmente amar o que faz, porque é uma coisa que nos consome. É uma loucura. Por ser uma marca pequena, eu acompanho todos os processos. Você não sabe o tanto de pepino que é – uma costura errada atrapalha a produção inteira!

    Então a gente vai ganhando uma bagagem considerável, e vai ficando mais curtida, digamos assim. Aquela empolgação inicial vai dando uma acalmada, porque no fim das contas é um trabalho como outro qualquer, e é um trabalho que demanda muito. Mas eu amo o que faço. Às vezes imagino: “Se eu não estivesse fazendo isso, o que eu ia fazer?”. Não sei nem por onde começar. É difícil, mas na hora que bate a dificuldade, é nisso que eu penso.

    Para os próximos 10 anos, quero cada vez mais fazer um tipo de roupa que eu acredito. Não que eu não precise vender, porque sem venda, a empresa não sobrevive – mas menos preocupada em pulverizar. Queria me dedicar um pouco mais à exportação, e fazer coisas paralelas – de repente assinar projetos pra outras pessoas. Quero poder, dentro do meu universo, me aprimorar cada vez mais, melhorar a modelagem, a qualidade, agregar coisas novas e diferentes a cada coleção, e trabalhar mais pé no chão, com a estrutura mais enxuta, fazendo uma produção menor pra atender esse nicho que eu sei que existe. Me vejo como uma marca menor, estabelecida, trabalhando pra melhorar cada vez mais o tipo de produto que faço, pra agradar ao meu público fiel.”

    + Veja na galeria abaixo uma retrospectiva do desfiles de Juliana Jabour no Fashion Rio e no SPFW:

    Não deixe de ver
    Marc Jacobs o precursor da estética vintage
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam colla, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    FFW