Em meio a tantas dúvidas que rondam eventos de moda no mundo todo, a Pitti Uomo parece ter encontrado um caminho sólido. A 87ª edição da feira começa nesta terça-feira (13.01) em Florença com 1.090 marcas e um recorde de participação internacional — 40% dos expositores são estrangeiros, oriundos de mais de 30 países —, o que confere força redobrada para que ela se torne referência em moda masculina. A expectativa até sexta-feira (16.01) é superar o público da edição passada, quando 30 mil compradores de lojas de departamentos e pequenas multimarcas participaram do evento.
Nem sempre foi assim. Apesar de ser uma feira de negócios, com expositores interessados em fechar acordos com compradores do mundo todo, a Pitti Uomo travou nas últimas edições uma queda de braço com outros eventos de moda masculina, especialmente com a London Collections: Men, devido ao calendário conflitante. O que se viu nas duas últimas temporadas foi uma forte articulação para garantir que a imprensa internacional prestigiasse a feira, inclusive oferecendo transporte a muitos jornalistas.
O problema de calendário da Pitti não diz respeito apenas ao evento que a precede: a feira de Florença sempre fica espremida entre os desfiles de Londres e de Milão, que neste ano acontece de 17 a 20 de janeiro. Em seguida já vem outra feira de negócios, a de Nova York, que nesta temporada será de 19 a 22 de janeiro.
Nova York também está investindo na moda masculina. O Council of Fashion Designers of America (CFDA) sondou no fim de 2014 vários estilistas para saber qual seria a aceitação de uma semana de moda masculina, que pode ter sua primeira temporada em julho. E isso acontece em meio a uma série de reviravoltas na semana de moda de Nova York, que recentemente perdeu o patrocínio máster da Mercedes-Benz — e onde as marcas masculinas ficam relegadas a segundo plano.
A dúvida é se o mercado vai comportar mais eventos de moda masculina. Além da questão de calendário, que hoje já é apertada, há a disputa de patrocínios, no caso das semanas de moda, e de participantes, quando se trata de feiras de negócios. Recentemente a Bread & Butter, tradicional feira de jeans e urbanwear de Berlim, anunciou o cancelamento da edição que aconteceria entre 19 e 21 de janeiro. Em nota oficial, o CEO e fundador Karl-Heinz Müller explicou que a feira “não foi capaz de convencer um número suficiente de expositores”. Mas a história é um pouco mais complexa. Alguns dias depois, a Bread & Butter GmbH, empresa que organiza o evento, entrou com pedido de falência, mas pretende passar por uma reestruturação e deve voltar com um novo conceito para o evento.
Confira abaixo a programação de desfiles que acontecem durante a Pitti Uomo (horários do Brasil).
Quarta-feira, 14 de janeiro
18h: Hood By Air
Quinta-feira, 15 de janeiro
12h e 14h: “Cloakroom,” performance de Olivier Saillard e Tilda Swinton
16h: Marni