As cenografias são grande parte do desfile, já que elas podem ajudar o público a entrar no mood da coleção. Muitas marcas tradicionalmente desfilam sempre no mesmo lugar, como Chanel, no Grand Palais, e Miu Miu, no Conselho Econômico Social e Ambiental. A cada temporada, elas dão à locação uma cara totalmente diferente, sendo que a Chanel é realmente um caso à parte no quesito cenografia. Os desfiles da marca ganham grande repercussão muito também por conta dos cenários absurdos e hiper bem construídos, como um supermercado ou a Brasserie Gabrielle desta edição.
Construindo grandes projetos ou fazendo a mágica acontecer trabalhando com uma iluminação criativa e eficiente, como é o caso da Lanvin, o fato é que muitas vezes, ao entrar na sala de desfile, a história já começa a ser contada mesmo antes do desfile começar. E se as grandes marcas têm mais verba para cenografias extraordinárias, as menores se viram bem desfilando em espaços icônicos da cidade, como faz Stella McCartney na Ópera de Paris.
Veja na galeria abaixo cenas que mostram a atmosfera e ângulos inusitados da cenografia dos desfiles de Paris Inverno 2016.