Lenny Niemeyer apresentou nesta quinta-feira (16.04) sua coleção Verão 2016 no São Paulo Fashion Week (SPFW), inspirada em Carnavais. Veja as oito curiosidades que ela revelou ao FFW antes da apresentação.
+ Veja as fotos do desfile de Lenny Niemeyer para o Verão 2016
+ Seis curiosidades sobre o desfile da Animale, que abriu o SPFW
+ Flower power: dez vezes em que o desfile da PatBo foi anos 1960
+ De novela a acessórios, sete coisas a saber sobre o desfile de Ju Jabour
+ 12 tópicos que você precisa saber sobre o desfile de Ronaldo Fraga
+ Dez elementos curiosos da coleção Verão 2016 de Gloria Coelho
1 – Ô abre alas
O desfile foi inspirado nos bailes de Carnaval de antigamente e em blocos de fantasia. “Porque eu acho lindos. Fizeram parte da minha infância”, disse Lenny Niemeyer.
2 – Crédito
Lenny explicou que trabalha em parceria com o stylist Dani Ueda desde a concepção da coleção e que foi ele quem deu a ideia de se inspirar no Carnaval. “Ele jogou a ideia eu quase caí dura. Eu disse que não ia conseguir, tem muito brilho… Ele falou para eu pensar, e aí surgiu a ideia de ter um pouco de nostalgia, o Carnaval chique. Eu não queria um Carnaval caricato retrô.”
3 – Descolorirá
O Carnaval de Lenny é inusitado, não é supercolorido. “Parto de listras básicas, desconstruí, e tento contar essa história com nostalgia e com a beleza do Carnaval sem ter que usar recursos tão óbvios.”
4 – Personagens
Lenny escolheu os personagens que considera mais significativos, os que ficaram mais em sua memória, e que tivessem um link entre eles, como marinheiro, malandro, pierrô e Carmen Miranda.
5 – Cabeleira
O desfile teve cinco cabelos diferentes, todos presos.
6 – Rio + SP
A grife faz parte do line-up do Fashion Rio. Como o evento pulou a edição Verão 2016, Lenny veio desfilar em São Paulo. “Para mim é importante apresentar a coleção neste período. O timing é agora, porque eu levo para exportação, preciso mostrar para os clientes.” Mas ela não acredita em rivalidade entre as semanas de moda: “Precisamos pensar em um formato que junte paulistas e cariocas”.
7 – Bloco na passarela
Lenny colocou 48 modelos na passarela, um número bem maior do que a média dos desfiles do SPFW, para evitar que houvesse troca de roupa. Assim, ela também não “acaba” com a fila final, já que todas as peças são novamente desfiladas. O resultado foi um desfile com muitas new faces.
8 – Couvert artístico
Um Carnaval de antigamente tem que ter música como antigamente. Por isso, o desfile contou com apresentação ao vivo da Dynamic Coral e Orquestra, com regência do maestro Renato Zanuto e arranjos de Celso Fonseca.