Nesta segunda-feira (04.05), a Dior divulgou o local do desfile de sua coleção Cruise 2016. A apresentação acontece no dia 11 de maio, no Palais Bulles (ou Palácio Bolha, em tradução livre), extravagante casa de praia de Pierre Cardin, na Riviera francesa. O anúncio foi feito por Raf Simons no mesmo dia que a Chanel mostrou seu Pré-Verão em Seul, na Coreia do Sul.
A maison confirmou ao portal WWD que está planejando várias apresentações na casa conceitual projetada pelo arquiteto húngaro Antti Lovag e famosa por seu visual futurista e pela sua vista privilegiada da Riviera.
A escolha desse local reforça as tendências modernistas de Simons e sinaliza uma ligação histórica: Cardin, que comprou o palácio em 1992, trabalhou ao lado do estilista Christian Dior e teve participação direta na criação de um dos itens mais icônicos da grife francesa, a jaqueta Bar. Depois disso, Cardin fundou sua própria marca, tornando-se internacionalmente reconhecido. Sobre o Palais Bulles, Cardin o descreveu como “uma espécie de galeria de arte viva” e um retiro equivalente a “um pequeno canto no paraíso”.
Mas não é só a conexão com o passado que justifica a escolha do sul da França como palco da apresentação. Vale destacar que o desfile Cruise da Dior acontece dois dias antes do início do Festival de Cannes, e coloca a grife em grande proximidade com a elite do cinema global.