A temporada masculina internacional começou nesta sexta-feira com a abertura dos trabalhos na London Collection: Men. Com mais de 150 desfiles entre Londres, Milão e Paris em 17 dias, é difícil acompanhar tudo: conferir as apresentações das grifes conhecidas e ainda prestar atenção em tantas marcas novas.
Algo para se prestar atenção nesta temporada sem dúvida é o futuro da tendência “gender bender”. JW Anderson, que detonou a febre, tornou-se um dos mais influentes estilistas da nova safra graças a ela. Mas foi o desfile da Gucci na temporada masculina passada que deu visibilidade à tendência. A ocasião era a estreia de Alessandro Michele, que refez em menos de uma semana a coleção que havia sido criada por Frida Giannini. Ele entrou com o pé direito, colocando na passarela a ideia de vestir homens e mulheres com o mesmo tipo de roupa, catapultando a tendência para o plano global e atraindo os olhares que ele precisava para a marca. Agora será sua prova de fogo, com a primeira coleção masculina inteiramente em sua mão.
Além das grifes já conhecidas, há muitas marcas emergentes com trabalho bacana para serem vistas. Com a profusão de desfiles, o FFW se encarregou de selecionar cinco novidades da temporada para ficar de olho. Confira:
1 – Berthold
Estilista: Raimund Berthold
Sede: Londres
Características: as coleções de Raimund Berthold são caracterizadas pelo uso de cor e por shapes sem forma definida. Ele também costuma trabalhar tecidos sintéticos como nylon e neoprene com lã natural e algodão. Suas roupas são ousadas e usadas por homens que gostam de inovação e bom caimento, sem seguir tendências. Esta é a 12ª temporada da marca.
Onde está à venda: Comme des Garçons, Tokyo e Other Shop, entre outras
Desfile: 13 de junho, às 8h30 (horário de Brasília), na London Collections: Men
Site: berthold-uk.com
2 – Tourne de Transmission
Estilista: Graeme Gaughan
Sede: Londres
Características: Literalmente, o nome da marca quer dizer algo como giro de transmissão, e veio de uma tradução para o francês sem muito cuidado, mas que o estilista achou que ficou sonoro e que passava a ideia que ele queria, de uma transmissão em movimento, uma analogia para a ideia de combinar recursos visuais e palavras com o resultado de gerar uma mensagem. A Tourne de Transmission foi criada em 2010 originalmente como uma marca de camisetas, mas hoje tem uma linha completa que usa elementos da subcultura e de shapes esportivos em peças confortáveis com design inteligente e arrojado.
Onde está à venda: Hypebeast, Other Shop e International Playground, entre outras
Desfile: 15 de junho, às 11h30 (horário de Brasília), na London Collections: Men
Site: tournedetransmission.com
3 – Stella Jean
Estilista: Stella Jean
Sede: Milão
Características: O nome mais promissor entre os novos estilistas do calendário de Milão. A linha masculina começou em 2013, com as mesmas características da feminina: foco nas estampas, com uso de muitas cores e mistura de padronagens. Tudo resultado da herança da estilista mezzo italiana, mezzo haitiana.
Onde está à venda: Farfetch, Yoox e Moda Operandi, entre outras
Desfile: 23 de junho, às 8h30 (horário de Brasília), na semana de moda de Milão
Site: www.stellajean.it
4 – Études Studio
Estilista: coletivo de moda formado pelos diretores criativos Aurélien Arbet e Jérémie Egry, que também inclui José Lamali e Nicolas Poillot
Sede: Paris e Nova York
Características: criada em 2012, a marca, que já vende nas multimarcas mais hypes do planeta, trabalha como um coletivo, ou seja, as coleções não são assinadas por uma única pessoa. Além de moda “contemporânea masculina”, a Études Studio também produz livros de arte e faz trabalhos criativos sob encomenda.
Onde está à venda: Colette e Hypebeast, entre outras
Desfile: 27 de junho, às 8h (horário de Brasília), em Paris
Site: etudes-studio.com
5 – AMI Alexandre Mattiussi
Estilista: Alexandre Mattiussi
Sede: Paris
Características: AMI em francês significa amigo, mas também é a “sigla” de Alexandre Mattiussi, estilista que vem crescendo rapidamente e se tornou a nova marca desejo dos jovens franceses. Fundada em 2011, a AMI propõe uma moda descontraída, casual e elegante, mas sempre com uma mensagem positiva e divertida. Foi a primeira marca masculina a receber o prêmio da Andam.
Onde está à venda: 260 pontos de venda no mundo e duas loja próprias em Paris
Desfile: 27 de junho, às 16h (horário de Brasília), em Paris
Site: amiparis.fr
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