A semana de moda de Milão começa nesta quarta (23) e gera mais expectativa do que o normal da temporada italiana. Alessandro Michele faz seu segundo desfile pela Gucci, a cidade ganhou dois novos museus e um charmoso café assinado pelo cineasta Wes Anderson e eventos especiais pipocam pela cidade. Veja as fotos das principais coleções no nosso canal de Desfiles, notícias quentes no site e imagens em tempo real em nosso Instagram. Abaixo, dez destaques da fashion week, que vai até o dia 28/9.
1. Estreia de Peter Dundas na Roberto Cavalli
Nomeado o novo diretor criativo da Roberto Cavalli em março passado, Peter Dundas mostra sua primeira coleção à frente da marca nesta temporada. Recém-saído da Emilio Pucci, Dundas, que já passou pela Emanuel Ungaro, por Christian Lacroix e foi assistente de Jean Paul Gaultier em 1992, não é novato na Cavalli: entre 2002 e 2005 trabalhou na marca. Lá se vão, porém, dez anos e muitas experiências acumuladas em outras casas, algumas para as quais Dundas imprimiu um forte apelo sensual, qualidade extremamente apreciada na Cavalli. Se na Ungaro os vestidos eram esvoaçantes e cortados no viés, com fendas e decotes, na Pucci a silhueta slim acompanhava as famosas estampas da marca. Acompanhemos as mudanças que ele fará (ou não) na Cavalli.
2. Gucci na estação de trem
A Prada costuma ser o desfile mais esperado da semana de moda italiana. Nesta estação, a Gucci divide o posto com a marca de Miuccia, graças à segunda coleção de Alessandro Michele para a casa dos dois “G”s. Todos querem saber como Michele catapultará esta nova fase, iniciada em sua aplaudida estreia, e que leva a Gucci para um caminho bem diferente do que estava trilhando, menos supersexy, mais sensual, com pegada retrô geek jovem. É uma nova atitude, como definiu o estilista, e que já está sendo vista na repaginação de lojas e na nova campanha para o inverno 2015 da marca, conforme o FFW contou. O desfile também terá mudanças, a começar pelo endereço: nesta estação, a Gucci sai do espaço Diana, onde os shows femininos aconteceram por dez anos, e vai para uma antiga estação de trem, mesma locação da apresentação masculina da marca, em junho passado.
3. Queridinha da Prada
Novo rosto desta temporada internacional, a modelo dominicana Lineisy Montero, que apresentamos aqui no FFW, foi descoberta na estação passada pela Prada. Foi no desfile de Miuccia que ela fez sua estreia na passarela e começou a chamar a atenção do mundo da moda. Deu tão certo que Lineisy também estrelou a campanha da marca para o inverno 2015. Nome para ficar de olho!
4. Bar Luce
Com ambiente assinado pelo cineasta Wes Anderson, o Bar Luce, dentro da nova Fondazione Prada, é parada obrigatória para um café ou drink entre um desfile e outro. Fica aberto todos os dias, das nove da manhã às dez da noite e tem entrada separada da Fondazione, embora visitar o espaço de arte da Prada (sobre o qual falaremos mais em breve) seja também um dos “must do” da temporada milanesa.
5. Museu Armani
Esta edição da fashion week italina está recheada de novos endereços para se visitar. Além da Fondazione Prada, Giorgio Armani também inaugurou um museu, dentro das comemorações de seus 40 anos de carreira. Aberto em maio passado, o Armani Silos reúne 600 itens das coleções de Armani de 1980 até hoje, uma verdadeira imersão na história da moda do estilista, criador do famoso power suit.
6. RED VALENTINO
A marca armará uma performance ao vivo no dia 24 (quinta), com artistas de rua internacionais que colaboraram com a Red Valentino para a coleção cápsula exclusiva criada em parceria com a Corso Como, a badalada loja multimarcas conceito e galeria de arte de Carla Sozzani, irmã de Franca Sozzani (Vogue Itália). A loja ganhou uma pop-up store da Red Valentino, criada para o projeto “Food for Thought”, que aborda temas da Expo 2015, como sustentabilidade e a busca por fontes de energia. Há também um concurso que premiará ilustrações que representem o tema “Food fot Thought”, postadas no Instagram com a #POPUPREDVALENTINO. Para participar é preciso seguir a @redvalentino. A performance será aberta ao público e acontecerá na loja da Corso Como.
7. Vogue Fashion’s Night Out
Já na sua sexta edição, o VFNO precede a semana de moda italiana na noite do dia 22 de setembro (terça). Com diversas lojas participantes, o evento de compras da Vogue promove algumas atrações especiais, como uma exposição de criações de cinco estilistas emergentes com curadoria da Vogue Talents (no Salão Central da Banca Popolare di Milano, na Piazza Meda) e a instalação de arte “Panorama”, na Piazza Gae Aulentia, com projeções das mais belas vistas do país, com contribuição criativa da Vogue Itália.
8. Tributo a Rosa Genoni
Até o dia 30 deste mês, a Associação do Perfume de Milão organizará, no Palazzo Castiglioni, uma exposição tributo a Rosa Genoni. Estilista pioneira da moda italiana, ela era responsável pelos looks de muito atores e celebridades da belle époque, participou da Expo Milão 1906, além de atuar em movimentos sociais pela emancipação feminina. Intitulada “The Milanese Who Invented the Made in Italy”, a mostra trará desenhos, peças, livros e fotografias da estilista. Também haverá exibição de filmes inéditos.
9. Fashion Film Awards
Na segunda edição do prêmio, o Fashion Film Awards de Milão traz 600 filmes de moda de todo o mundo. A proposta do festival é apresentar diferentes códigos estéticos, narrativos e estilísticos. Fundado e dirigido por Constanza Cavalli Etro, com Franca Sozzani, a editora-chefe da Vogue Italia como parte do júri, o evento começou no domingo e a cerimônia de premiação acontece nesta terça (22).
10. Mostra “ALL YOU NEED IS WHITE”
Conhecido pelas interações entre arte e moda em sua vasta e multifacetada pesquisa artística, criador da Vogue Uomo, Flavio Lucchini procura remover a transitoriedade e frivolidade do vestir-se na exposição “My Own Gallery” (Via Tortona, 27). A mostra acontece no dia 26.