O São Paulo Fashion Week (SPFW), a O2 Filmes e o Facebook lançaram nesta terça-feira (20.10) uma parceria que vai resultar em uma série de três vídeos 360º. O conteúdo será publicado na fanpage da semana de moda — e o primeiro vídeo já está no ar.
Esta é a primeira vez no mundo em que uma semana de moda faz uma parceria com o Facebook para a publicação de vídeos como este. No exterior, este tipo de conteúdo já foi feito para divulgação do filme “Star Wars” e pelo canal Discovery. Para o SPFW, o objetivo é inovar e explorar novos meios dentro da moda. “Um desejo que está no DNA do SPFW é adotar sempre tecnologias de vanguarda. O evento sempre abordou a moda de uma forma transversal e se posiciona mais do que como uma semana de moda, mas como uma plataforma de conteúdo de moda”, disse Paulo Borges, criador do SPFW. A parceria com o Facebook já existe há três anos.
“Hoje o Facebook no Brasil tem 96 milhões de usuários. Diariamente o consumo de vídeos em nossa plataforma no mundo inteiro é de 4 bilhões de pessoas”, comentou Christian “Crocas” Rôças, do Facebook, sobre o potencial de disseminação deste tipo de conteúdo. Ricardo Laganaro, da O2 Filmes, destacou que, no vídeo 360º “não existe o olhar do diretor, é o usuário quem comanda”.
Além do vídeo que já está no ar, ainda serão publicados outros dois: um mais poético com Paulo Borges e outro mais jornalístico, que vai “colocar” o usuário em lugares que nem todos têm acesso, como as salas de desfile e os backstages. Imagens estão sendo captadas durante este SPFW — um dos momentos de captação foi na fila final do desfile da Ellus, quando a modelo Carol Trentini entrou com uma câmera 360º. Os vídeos 360º podem ser acessados de aparelhos com sistema Android e também funcionam no navegador Chrome.