* Alexandre Ougata, em colaboração para o FFW
1 – Pioneirismo
Em parceria com a produtora O2 e Facebook, o SPFW se torna a primeira semana de moda no mundo a utilizar a tecnologia de vídeo 360º. A inovação dá ao usuário o poder de comando da ferramenta, permitindo explorar a gravação por todos os ângulos. O primeiro vídeo mostrou o universo criativo de Alexandre Herchcovitch e pelo menos outros dois ainda serão lançados em breve.
2 – Vou de… carro
Foi dirigindo o próprio veículo que Carol Trentini chegou ao prédio da Bienal. A modelo, que desfilou com exclusividade para a Ellus, esteve acompanhada do marido, o fotógrafo Fabio Bartelt. Desta vez, o filho Bento ficou em casa.
3 – Festa em família
E por falar em filho… pela primeira vez Alexandre Iódice e Adriane Galisteu levaram o primogênito, Vittorio, para assistir à um desfile do avô, Valdemar. “Normalmente os desfiles acontecem a noite. Como o de hoje era no meio da tarde, até deixei o Vittorio faltar à aula. Ele veio festejar o avô”, disse Adriane.
4 – De olho nos detalhes
João Pimenta está mais comercial, e isso é bom. No desejo de aproximar sua marca do cliente, o designer maneirou no superconceitual. “O diferencial está no detalhe”, pontuou João antes de iniciar o desfile que teve styling de Paulo Martinez.
5 – À la Cara Delevingne
Faz algumas temporadas que as sobrancelhas são assunto. Elas já foram coloridas de laranja, estiveram grossas e bem demarcadas e houve até quem as fizesse sumir. Nesta temporada, o maquiador Robert Estevão bagunçou, penteou e deixou a faixa de pelos acima dos olhos de algumas modelos totalmente “arrepiada” no desfile da GIG Couture. Não faltaram comparações a Cara Delevingne.
6 – Parcimônia
Claro que os bordados estiveram presentes, mas de forma mais cautelosa e abrindo espaço para explorar novas propostas no trabalho da PatBo. O romantismo dá lugar ao sofisticado, as franjas aparecem de forma pouco tradicional, além do tweed rústico e das cordas trançadas tais quais as dos marinheiros. Houve quem apontasse que, com esta coleção inspirada nos vikings, a marca pretende desbravar novas terras.
7 – Menos luxe e mais sport
Os skatistas e praticantes de parkour deram o preâmbulo da coleção com pegada esportiva da Ellus. Deixando de lado o luxe, a marca apresentou a linha Sport DLX, em parceria com a Adidas. No fim, o DJ Zegon — responsável pela trilha do desfile — e Karol Conka fizeram um show empolgante para os convidados que, ao som do hit “Tombei”, formaram uma roda em volta da rapper.
8 – Turma animada
O dia começou cedo e terminou tarde. Às 10h30, a turma de fashionistas já estava na Casa Jaguar à espera do desfile de Vitorino Campos, mas nem por isso o cansaço bateu e impediu de curtir a festa armada pela Ellus em parceria com o FFW. Passava da uma da manhã e ainda havia gente dançando na pista montada no terceiro andar da Bienal. Que ânimo!