1 – Viagem a Portugal
Em julho passado, Reinaldo Lourenço passou 15 dias viajando por Portugal. Ficou apaixonado pelo que viu em pequenas cidades como Viana do Castelo, Minho, Sintra, pelo clima desértico do Alentejo, pelas cidades maiores como Porto e Lisboa. “Tirei duas mil fotos”, contou no backstage antes do desfile. E criou a coleção para o Inverno 2016.
As referências portuguesas, na versão de Reinaldo, ganham uma outra estética. “Peguei o dia a dia, o folclore, e transformei em algo supercontemporâneo. Sou assim, só consigo olhar para frente”, diz. Os azulejos portugueses, então, ficaram mais gráficos, as noivas do Minho, que só vestem preto, inspiraram os chiques conjuntos de veludo, as tiras dos trajes portugueses típicos caíram como luva no trabalho de tiras que Reinaldo já faz, numa nova versão, os aventaizinhos apareceram interpretados em vestidos de veludo com renda bordada por baixo. O shape traz alguns momentos de saias rodadas, mas de maneira geral a silhueta é slim, com saias mídi, calças retas, belas camisas estampadas e jacquards inspirados nos azulejos em casacos e paletós de corte impecável, daqueles que valem o investimento e valorizam qualquer produção.
+ Veja a coleção completa na nossa página de Desfiles
2 – Azulejos
Eles são a base da estamparia e dos jacquards da coleção. Mas esqueça o desenho típico azul e branco literal: aqui, Reinaldo olhou para vários tipos de azulejaria e maximizou algumas partes, tornando o desenho mais geométrico e vibrante, com contraste de tons fortes com o branco ou o preto. Em outros momentos, no jacquard principalmente, a azulejaria ganhou um ar mais soturno e os florais apareceram mais.
3 – As fitas lusitanas reinaldianas
As fitas usadas nos trajas típicos das portuguesas ganhou olhar totalmente novo nas mãos de Reinaldo, que as incorporou no seu trabalho de fitas de cetim recortadas, intercaladas com tecidos estampados e transparências. Em outros momentos, as fitas eram usadas como debruns nas camisas e cós das saias.
4 – Noivas do Minho
As noivas da pequena província de Minho só vestem preto, com vestidos rendados e bordados preciosos, arrematados com joias douradas. Reinaldo se inspirou nessa imagem para criar os conjuntos de veludo preto com detalhes de renda, com destaque para os de calça e blusa, chiques até o último fio de cabelo. O vestido mantô que abre o desfile é outra peça preciosa, inspirada nas noivas do Minho. Nos looks seguintes do início da apresentação, saias de renda e blusas de veludo e vestidos seguem a mesma referência.
5 – Presença de Anitta
As roupas das convidadas do desfile de Reinaldo Lourenço pareciam fazer uma retrospectiva de suas coleções, conforme passavam rumo aos seus lugares. Como é praxe em desfiles de grandes marcas internacionais, as convidadas do estilista sempre fazem questão de mostrar seu apreço pela marca usando look total da marca para o show. Entre as clientes e fashionistas habituais e blogueiras como Camila Coelho, Anitta causou alvoroço toda vestida de Reinaldo. Na primeira fila, chegou a levantar para ir embora logo que a fila de modelos, no fim da apresentação, saiu da passarela. Reinaldo apareceu na boca de cena, e ela aproveitou para aplaudir de pé a bela coleção.
6 – Joias
Assinadas por Silvia Furmanovich, os brincos, colares e pulseiras com bolas de ouro amarelo vazadas reinterpretam os filigranas dos acessórios portugueses, numa versão moderna.
7 – Mule bordada
Toda bordada, assinada pela Tches, a mule luxuosa é o destaque entre os sapatos da coleção, a maioria escarpins.
8 – Beleza
Fabiana Gomes brinca que queria colocar um bigodinho de portuguesa nas modelos do desfile, mas Reinaldo não deixou. Ela então voltou o foco da maquiagem para a sobrancelha, forte, marcada. “É uma mulher linda que cansou de ser tão perfeita”, resume Fabiana, sobre a beleza natural, com batom de fundo rosado e que muda conforme a modelo, muita máscara de cílios, bochecha rosada e um gel iluminador que dá um glow nas pálpebras e maçãs do rosto.
9 – Trilha
Reinaldo Lourenço conta que definiu a trilha sonora – ou uma parte dela, assinada por Max Blum – durante um jantar num barco, no Porto, durante sua viagem a Portugal. “Estava com amigos, conversando, bebendo vinho branco, com aquela vista, e de repente eles colocam Madredeus para tocar. Na hora pensei: tem que tocar isso no desfile.”
10 – Mantô statement
Os casacos longos, tipo mantô, são peças especiais nesta coleção, com texturas de jacquards belíssimas. Destaque para este modelo, com jacquard inspirado em azulejo do museu de Sintra.