* Alexandre Ougata, em colaboração para o FFW
1 – Em cima da hora
Faltando menos de 12 horas para Samuel Cirnansck apresentar sua coleção Inverno 2016, e nada de achar a música perfeita. Foi apenas às cinco e meia da manhã que o designer finalmente escolheu a trilha do desfile. “Com a música você leva o espectador para o mundo que determinar. Não estava satisfeito com nada que tinha ouvido”, disse Cirnansck que chamou o DJ e produtor Jhony Nilsen para construir a sonora composta de Hot Chip, Tei Shi e Lana Del Rey.
+ Veja as fotos do desfile de Samuel Cirnansck
2 – Topetud@s
Sem pensar em feminino ou masculino, Luiz Claudio buscou na figura ambígua de Orlando, do romance escrito por Virginia Woolf, e na capa da “Vanity Fair” com Caitlyn Jenner as ideias criativas necessárias para desenvolver o Inverno da Apartamento 03. Neste processo, surgiram camisas com laços enormes, calças estampadas, robes e… topetes. Não um topete tímido, mas superelaborados no melhor estilo rockabilly.
+ Veja fotos do desfile da Apartamento 03
3 – Colorir, recortar, montar
Entre um desfile e outro, Costanza Pascolato atravessou de ponta à ponta o segundo andar da Bienal para uma sessão de autógrafos de seu livro “Meu Caderno de Estampas” (à venda no FFWSHOP por R$34,90). A publicação permite ao leitor colorir, recortar e montar looks para uma boneca de papel. À tempo: sua filha, Consuelo Blocker, tem dedicado esforços revisitando os arquivos da família. Motivo? Em março do ano que vem deve ser lançado, pela editora Planeta, um livro com a história das mulheres Pascolato.
4 – No pain, no gain
De passagem pelo SPFW, Gabriela Pugliesi aproveitou para fazer sua 14ª tatuagem. A blogueira fitness encarou a agulha do tatuador Rico Fogaça e os olhares curiosos da multidão que acompanhava o processo. O desenho escolhido? Uma flecha no braço direito. “Representa positividade e foco”, falou. A ação é desenvolvida pelo energético TNT no SPFW.
5 – Let’s celebrate
Mais high fashion, Helô Rocha foi ovacionada no desfile de sua marca homônima. Ao final da apresentação, com a Sala Copan lotada, uma fila se formou na entrada do backstage para dar os parabéns à estilista. Para os amigos que não conseguiram cumprimentar Helô na Bienal, um get together foi armado na casa do empresário Houssein Jarouche para celebrar a nova fase.
+ Veja fotos do desfile de Helo Rocha
6 – Gelato
As coleções são de inverno, mas a temperatura fora das passarelas tem passado dos 30ºC. Resultado? Fila para tomar sorvete. Vinte minutos é o tempo médio que o visitante do SPFW tem gasto para conseguir um picolé Magnum. Em compensação, pode customizar o próprio picolé com coberturas e outras gostosuras.
7 – Coleção-cápsula
R$ 298 é o preço de cada uma das t-shirts lançadas nesa quarta-feira pela marca carioca A.Brand em parceria com a blogueira Helena Bordon. A it-girl recorreu a elementos do seu universo como batom, perfume, olho grego e pimenta para estampar as peças.
8 – Conexão Minas, Rio, São Paulo
A marca é mineira, mas desfilava no Fashion Rio e fez sua estreia no SPFW nesta 40ª edição. Expert em tricô, a Coven trouxe uma coleção elegante com aspiração cult. O look de tiras longas, gola alta e manga que cobre as mãos arrancou elogios da plateia. Seja bem-vinda!