Após encerrar sua operação na Itália por conta de dificuldades com seu franquiado, a Osklen vai investir no mercado americano, segundo artigo no WWD. A marca tem um budget de US$ 5 milhões para operar 10 lojas nos Estados Unidos, com aberturas programadas até 2020. No primeiro momento, a ideia é inaugurar uma nova flagship em Nova York (já existe uma loja da marca no Soho) e um novo ponto em Los Angeles já nos próximos 12 meses.
A marca tem presença fora do Brasil há 12 anos e conta com lojas em Nova York, Miami, Tóquio, Punta del Leste e Mykonos, na Grécia. No Brasil, são 81 lojas, sendo que 50 são próprias. Além de ter 10 lojas, parte do plano é também crescer no canal multimarcas e lançar um e-commerce internacional.
Para acompanhar a expansão, Oskar Metsavaht contou que também estão montando escritórios e showroom para que a operação fique completa. Segundo o diretor criativo, a Alpargatas (que é dona de 60% da Osklen) fez uma pesquisa de mercado e achou que era a hora de expandir. “A economia dos Estados Unidos está se recuperando da recessão melhor do que a Europa e nós temos budget para investir. Passo muito tempo lá e vejo que as pessoas gostam do meu design e da proposta da marca”.
Um dos acontecimentos que dá força a essa afirmação é o fato de que o personagem de Ed Norton, no premiado “Birdman”, ter usado uma parca da Osklen ao longo do filme. “Conheci o Oskar na conferência do clima no Rio. Somos ativistas do meio ambiente e nos tornamos amigos. Adorei seus shorts de praia e blusas com capuz, mas a minha favorita foi uma jaqueta incrível no estilo guerrilha — o tipo de peça que Che Guevara teria usado num dia frio em Paris. Eu a usei nos ensaios e o diretor Alejandro Iñárritu amou, e fez dela o uniforme do Mike Shiner”, disse Norton.