Todo o glamour e magia dos red carpets mais cobiçados do mundo têm uma explicação para lá de financeira. Ao menos é o que afirmam top stylists que vestem de Cate Blanchett a Emily Blunt. Em entrevista ao site “Business Insider”, Brandon Maxwell, famoso por vestir Lady Gaga, confessa que “o sentido de uma celebridade ter um stylist é fazer ainda mais dinheiro, já que mais marcas vão querer contratá-la ou, ainda, porque ela gera vendas”, disse. “Tudo envolve dinheiro. É Hollywood, não estamos na igreja”, diz.
De fato, muitas vezes as marcas pagam as estrelas e os stylists para que um vestido seja usado em um grande evento. “O pessoal das joalherias pagam, as marcas de sapatos pagam, todo mundo paga”, diz a stylist Jessica Paster, que tem em seu portfólio clientes como Uma Thurman, Sandra Bullock, Jennifer Aniston e Mariah Carey. Segundo ela, o stylist ganha entre US$ 30 mil e US$ 50 mil. Já a atriz recebe entre US$ 100 mil e US$ 250 mil. “Se o vestido ficar lindo, poderíamos selecioná-lo naturalmente. Por que então não receber para usa-lo?”, questiona. Brad Goreski faz coro: “Elas não estão traficando drogas, estão sendo pagas para usar um vestido! Se alguém me oferece US$ 150 mil para aparecer em uma linda roupa, eu simplesmente pergunatria: onde eu assino?”.
Mas ela lembra que não vai escolher o vestido errado só porque está sendo paga. Falo aos meus assistentes: ‘não se preocupem com o dinheiro. Ele virá. No momento, preocupe-se em fazer um belo trabalho'”.
De fato a indústria do tapete vermelho arrasta fortunas por onde passa. Jóias deslumbrantes também fazem parte do cardápio que é uma celebração do que há de mais caro e exclusivo no mundo. Dificilmente as peças usadas pelas celebridades nesses eventos pertencem a elas. “Se uma pessoa aparece no Oscar usando um vestido preto e um colar enorme de parar tudo, provavelmente ela está recebendo dinheiro de uma grife de joias”, diz Goreski. Joalherias importantes, como Tiffany&Co, Harry Winston e Chopard, emprestam peças milionárias, além de equipes inteiras de seguranças para as atrizes usarem seus acessórios. Em 2011, logo após a cerimônia do Oscar, foram fortes os rumores de que Anne Hathaway tinha recebido US$ 750 mil da Tiffany para usar jóias que totalizavam US$ 10 milhões.
“Elas viram uma espécie de embaixadoras dessas empresas e começam uma relação com a marca que pode até render uma campanha”, explica Paster.