Nesta sexta-feira (15.01) começa a exposição “Fairy Tale Fashion” no museu do FIT (Fashion Institute Technology), que ficará em cartaz até o dia 16 de abril. Cerca de 80 roupas e objetos serão exibidos ao público, além de ilustrações e fotos que evocam a atmosfera mística e fantástica dos contos de fadas. Entre os vestidos expostos, estão modelos das marcas Alexander McQueen, Marchesa e Thierry Mugler.
“Esta exposição, em particular, é um maravilhoso exemplo da forma como o museu não só amplia a educação [dos nossos estudantes], mas lhes oferece – e também para o grande público – inspiração criativa”, comenta o presidente da escola, Joyce F. Brown.
Em entrevista ao WWD, a diretora do museu, Valerie Steele, fala sobre a relevância dos contos de fada como referência para a moda. “Os designers de moda, em particular, são atraídos, consciente ou inconscientemente, pela riqueza das icônicas imagens dos contos de fada. Por exemplo, pode-se pensar na transformação quando os trapos da Cinderela são substituídos por um belo vestido de baile. Mesmo a ideia de acordar uma “bela adormecida” foi aplicada a esse processo, quando um talentoso designer consegue trazer de volta à vida uma marca de moda que estava dormente”. Rei Kawakubo, da Commes Des Garçons, é um exemplo dos designers que revisitaram os clássicos contos. Kawakubo trouxe uma versão sinistra da “Chapeuzinho Vermelho” na coleção de Verão 2015 da grife.
Veja na galeria de fotos alguns dos looks que fazem parte da exibição.