A estilista Lenny Niemeyer foi a escolhida para criar os uniformes de desfile da delegacão brasileira na abertura e no encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
O nome de Lenny foi o preferido em votação feita pelo COB, com participação da C&A, Luminosidade, C&A e opinião dos atletas em uma seleção coordenada por Paulo Borges, CEO da Luminosidade. “Estamos muito felizes com o resultado final e temos a certeza de que os nossos atletas estarão muito bem vestidos e elegantes nas cerimônias dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Podemos afirmar que, como país anfitrião, o Brasil causará excelente impressão ao encerrar o desfile da cerimônia de abertura no dia 5 de agosto, no Maracanã”, diz o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. A C&A será a responsável por confeccionar as peças. ““Estamos há quatro décadas conectados com a mulher brasileira, oferecendo produtos de moda que traduzem o seu jeito de ser. Ter a oportunidade de desfilar nossa paixão pelo país e pela moda nessa grande passarela do esporte é algo muito especial para cada integrante do nosso time”, comentou o vice-presidente de Operações e Marketing da C&A, Elio Silva.
Os atletas que participaram da seleção foram Vitor Penalber (judô), Marcus Vinicius D’Almeida (tiro com arco), Jade Barbosa (ginástica artística) e Ana Sátila (canoagem slalom).
O processo de seleção partiu de um convite do COB a Paulo Borges, que ficou encarregado de elaborar um projeto de criação dos uniformes dos atletas com a assinatura da moda brasileira. A ação foi mais uma realização da campanha Amo Moda Amo Brasil, liderada por Borges. Desde sua apresentação ao mercado nacional de moda, a Luminosidade busca oportunidades de posicionar a identidade, a criação e o design brasileiros nos grandes contextos de visibilidade global. Os Jogos Olímpicos do Rio são uma importante conquista nesse sentido.
Cinco estilistas de destaque no cenário da moda nacional foram convidados para participar do processo. Os uniformes teriam que ser criativos e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas. “A criatividade e a vibração inerentes ao DNA da nossa moda são também ‘um ouro do Brasil’. Sempre acreditei nisso e há mais de 20 anos invisto todos os meus esforços para contribuir com o posicionamento da moda brasileira aos olhos do mundo. Seremos milhões torcendo pelo Time Brasil durante os jogos e a moda nacional estará presente garantindo que os anfitriões apresentem ao mundo a nossa alma traduzida em design”.
Lenny é uma grande e ótima representante da moda brasileira e do estilo carioca. Ela fala com alegria de seu novo desafio e conta sobre sua inspiração: “É com muito orgulho que aceitei esse desafio. Minha inspiração veio da natureza com toda a diversidade do nosso país. A partir do verde, azul e amarelo da bandeira brasileira, criei uma estampa que remete aos nossos pássaros e flores tropicais, em tecidos leves que se movimentam ao vento e tons de areia do nosso vasto litoral. A modelagem é clássica e atemporal, reforçando o comprometimento e grandiosidade de um evento que vai ficar marcado na nossa história.’’
Borges também lidera os processos que irão escolher estilistas nacionais para desenvolver os looks que serão usados nas entregas de medalhas durante os jogos, assim nossos atletas – e a moda brasileira – estarão muito bem representados. O mesmo acontecerá nos jogos Paralímpicos, em que atletas e o Comitê Paralímpico Brasileiro escolherão uma marca brasileira para assinar os uniformes dos desfiles. O resultado das escolhas será anunciado nas próximas semanas.
Vale lembrar que o mesmo ocorreu na abertura dos Jogos Pan-Americanos 2015, quando os atletas brasileiros usaram uniformes criados pela Amapô. Releia aqui depoimento da estilista Pitty Taliani direto de Toronto
São dois eventos globais, dois grandes holofotes que colocarão também a moda brasileira em evidência, trazendo estilistas nacionais para representar a nossa identidade.