Por Patrick Vidal, em Paris, em colaboração para o FFW
A moda parisiense parece estar passando por uma fase de rejuvenescimento a partir do sucesso da Vetements e vê surgir novas mentes criativas e que fogem do lugar-comum.
Durante a semana de Alta-Costura, que aconteceu de 24 a 29 de Janeiro, o FFW descobriu pelas ruas de Paris o coletivo “The New Designers“, que ironiza a tradição secular da couture e as grandes grifes francesas, trazendo uma moda mais democrática e jovem. Em plena temporada de moda, posters e lambe-lambes apareciam grudados em muros e paredes com a chamada: “A Alta-Costura está morta”.
O grupo foi fundado pelo designer Alexander Pap e conta com mais cinco estilistas, todos com menos de 30 anos: Ismael Off, Baba Smith, Melanie Cohen, Lyess Rodriguez e Allan Albani. A marca carrega apenas uma etiqueta padrão, mas com os devidos créditos aos designers que assinam cada peça. Tudo leva a supervisão de Pap, numa estética que mistura o genderless com o street.
Nascido nos subúrbios de Paris, Alexander teve contato com a moda desde muito cedo, quando acompanhava os trabalhos do pai no ateliê que possuía. Depois de viajar por cidades dos EUA e aprender mais da cultura urbana, Alexander desenhou sua própria coleção e, empolgado com os resultados, criou o “The New Designers” em 2012.
A ideia é ser o oposto do maisntream e após algumas colaborações com novos estilistas com os quais dividia um pensamento em comum, Pap transformou seu site em uma comunidade para poder expor e vender os trabalhos de todos. “Motivação e paixão são as únicas chaves para fazer parte desse grupo”, diz em seu site. E é somente a partir desse espírito colaborativo que Alexander enxerga o futuro da moda urbana.
E ele tem chamado atenção com frases provocadoras, como “a moda é nossa” e “nós não precisamos desfilar na semana de moda para estar na moda”.
As coleções, femininas e masculinas, podem ser compradas através do e-commerce.
Veja algumas peças na galeria abaixo: