As criações de Oscar de la Renta ganham uma exposição no De Young Museum, em São Francisco, nos EUA, com início em 12.03. Reunindo 130 peças do arquivo do estilista e de colecionadores do mundo inteiro, a exibição comemora os 50 anos de carreira de de la Renta e fica até o dia (30.05) em cartaz.
A mostra conta a importância das criações do estilista desde que começou sua carreira na Espanha, passando por diversas casas, como Balenciaga e Balmain – onde foi diretor criativo por 10 anos – até virar um dos estilistas preferidos de personalidades como Jacqueline Kennedy, Hillary Clinton e Sarah Jessica Parker. Ele também já vestiu Rihanna e Jessica Chastain entre outras celebridades nos tapetes vermelhos.
Com curadoria de André Leon Talley, ex-editor da “Vogue”, e amigo do estilista, a exposição é a primeira retrospectiva de de la Renta, que faleceu em 2014. “Estou honrado em ser o curador da retrospectiva. Esse privilégio é extremamente importante para mim, pela minha amizade com Oscar e por nossa parceria de trabalho na Vogue. Meu objetivo é destacar seu extraordinário trabalho, durante as cinco décadas de sua notável carreira”, conta Talley sobre a mostra.
Os 130 vestidos expostos foram divididos por ocasiões: diurnos, trajes de gala e tapete vermelho.Veja na galeria abaixo alguns dos modelos que estão na exposição sobre o estilista. Vale também uma visita ao hotsite da mostra, com vídeos e frases de pessoas que conviveram com de la Renta.