Conhecida por seu engajamento político, a cantora e rapper M.I.A. anunciou parceria com a H&M para uma iniciativa global da marca, a “World Recycle Week”. A cantora lançará um videoclipe exclusivo no dia 11.04 em apoio à edição 2016 do projeto, que existe desde 2013 e traz como tema a discussão sobre o impacto ambiental causado por roupas descartadas e que vão para grandes lixões a céu aberto. Entre os dias 18 e 24 de abril, a fast fashion sueca pretende recolher 1 mil toneladas de peças para reciclar e criar novos produtos. A ideia é atrair as pessoas para as suas 3.600 lojas para trocar roupas antigas ou que não são mais utilizadas por vouchers.
“O objetivo é criar um circuito fechado para os têxteis, de modo que as roupas indesejadas possam ser reutilizadas e recicladas para criar fibras têxteis para novos produtos”, declara a rede H&M. Para se ter uma boa ideia dos impactos ambientais gerados pela indústria têxtil nos últimos anos, o documentário “The True Cost” mostra as péssimas condições de confecções espalhadas pelo mundo, além de montes gigantes de roupas que, dependendo do material, demoram até 200 anos para se decompor. No documentário, a H&M é uma das empresas acusadas de confeccionar roupas em países com péssimas condições de trabalho. A marca não cita como recicla o seu excedente de peças não vendidas.
A cantora M.I.A., famosa por videoclipes e letras polêmicas, lançou há três meses a música “Borders”, que explicita as terríveis condições as quais os refugiados se submetem ao se deslocar para a Europa à procura de segurança e uma nova vida.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site da rede.