Para quem procura um curso que aproxime a moda da filosofia e literatura, o Sesc Ipiranga oferece a partir desta terça-feira (19.04) a oficina “Assimetrias do Tempo: a construção e a desconstrução na Moda, na Literatura e na Filosofia”, ministrada pelo pesquisador em Filosofia da UNIFESP, Brunno Almeida Maia, pelo chapeleiro Eduardo Laurino e pela escritora Anita Deak. A atividade gratuita integra o projeto #ForadeModa, também realizado pelo Sesc. Os encontros acontecem até o dia (30.04), com aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. A inscrição poderá ser feita no dia da primeira aula, pouco antes do encontro – basta levar o RG na Central de Atendimento da unidade Ipiranga.
Tendo como referência os integrantes da geração The Antwerp Six, geração que se formou na Royal Academy of Fine Arts na Antuérpia, a oficina aborda os conceitos de construção e a desconstrução no trabalho de estilistas como Martin Margiela, Dries Van Noten, Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, entrelaçando-os com obras de escritores do século XX – como Honoré de Balzac, Charles Baudelaire e Virginia Woolf – para a montagem final de uma coleção de chapelaria e acessórios de cabeça. O conteúdo de filosofia do curso terá como base as teses de Walter Benjamin, da Escola de Frankfurt, com o objetivo de integrar à coleção de acessórios uma história.
O curso será dividida em três módulos: “Filosofia de Moda e História do Pensamento”, “Desenvolvimento de Acessórios: desconstrução, assimetria e conceito” e “Escrita Criativa: a construção e a desconstrução da narrativa por meio de recursos literários”.
Oficina “Assimetrias do Tempo”
19 de abril a 30 de junho (terças e quintas-feiras)
Das 18h30 às 21h30
Sesc Ipiranga: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo
tel.: (11) 3340-2000