A Vetements irá se apresentar como grife convidada na semana de moda de Alta-Costura, que começa dia 03.07. A Chambre Syndicale de La Haute Couture anunciou ontem a participação do coletivo francês, que apesar de ser encabeçado por Demna Gsvasalia, tem mais sete designers que continuam no anonimato. Muito diferente do funcionamento da semana de ready-to-wear, que tem cada vez mais foco no mercado, a Alta-Costura faz uma série de exigências às marcas que desejam participar – uma das regras da Chambre exige que a grife deve ter um ateliê em Paris, com mais de 20 funcionários.
Marcas como Chanel, Maison Margiela e Christian Dior, que se apresentam em ambos eventos de moda na capital francesa, têm trabalhos especificamente dedicados aos objetivos das duas semanas. Caso diferente da Vetements, que é uma grife essencialmente de street wear, com longas silhuetas, peças oversized, que destoam da estética tradicionalmente artesanal da couture.
Além da Vetements, outras marcas se apresentam como membros convidados: J. Mendel, Yuima Nakazato, Francesco Scognamiglio e Iris Van Herpen – que participa da semana de alta costura desde 2011.