Por Patrick Vidal, em colaboração com o FFW
Celeiro da nova moda no Rio, a multimarcas Frey Kalioubi lançou, no último sábado (25.06), as coleções de nomes que já são sucesso na loja e novos designers que compõem seu portfólio.
+ Multimarcas Frey Kalioubi vira celeiro da nova moda no Rio
O mix acertado de grifes jovens com uma estética limpa, de qualidade e com uma pegada artsy contemporânea conquistou os fashionistas cariocas em um local ainda inusitado para a cena de moda do Rio: o centro da cidade. Muitas marcas novatas encontram lá a primeira oportunidade de divulgar e vender seu trabalho com o aval de uma curadoria criteriosa.
É o caso da estreante Camila Vaz, jovem estilista estudante da PUC-Rio que foi participante da Casa Geração Vidigal, primeiro projeto de moda em favelas da cidade, e logo foi apadrinhada por Yassine Saidi, diretor artístico da Puma, que ajudou a levar suas peças para Paris em março deste ano. A coleção que mostrou em paralelo à semana do prêt-a-porter parisiense é a que começa a vender na Frey. “Time Clássico”, coleção inspirada nos antigos uniformes de jogadores de golfe e rugby, marca a estreia de Camila no varejo de moda. Segundo a estilista, a estética esportiva continuará a ser sua marca registrada em próximas coleções.
A Verkko, grife já conhecida no circuito de moda alternativa do Rio de Janeiro, foi criada há cerca de dois anos e meio por Thais Delgado, estilista que responde pela marca. Formada em moda, Thais diz que fundar sua grife foi um marco de sua vida como empreendedora. “Tinha vontade de fazer um trabalho autoral, ir para esse lado do empreendedorismo. Comecei desenhando camisetas, mas já misturava tecidos e ia criando. Então aluguei um ateliê e investi na estrutura de empresa que hoje é a marca”, conta em conversa com o FFW. Atualmente, Thais vende suas peças importantes multimarcas do circuito hype carioca. Além da Frey Kalioubi, a Verkko pode ser encontrada na Void, na Gallerist (online) e na Os/On, multimarcas do Jardim Botânico também focada em curadoria de novos estilistas.
Designer gráfica de formação, Barbara Lagel decidiu transformar sua profissão em moda, criando a marca “Club du Hôtel”. “Trabalhava com cenografia, e design gráfico sempre foi minha paixão. A ideia de fazer uma marca de roupas veio com o tempo”, explica. Sua experiência e gosto pelo design gráfico entram em toda a identidade visual e nas estampas que ela cria para a grife. “Me inspiro muito no modernismo e na arquitetura.”
De nome sugestivo e uma estética esportiva que progride a cada estação, o coletivo Ca.Ce.Te, dos jovens Raphael Ribeiro e Tiago Carvalho, chega à terceira coleção. Criada em abril de 2015, a marca tem uma proposta diferente. “Desde o início, não queríamos definir tema para as coleções. A ideia era fazer arquivos de estampas nas bases (roupas) que já trabalhávamos”, diz a dupla, em conversa com o FFW. Sempre buscando incluir um artigo novo, os designers trabalham agora com jeans e moletom. A intenção é continuar acrescentando materiais e produtos novos nas próximas coleções, que respondem pelo nome de “arquivo”. “Veio o Arquivo 1, depois o 2, e agora o 3”, contam os estilistas, empolgados com o lançamento e o progresso da grife desde o ano passado. Eles se dizem atualmente inspirados pela Vetements. Assim como Camila Vaz, eles também têm interesse na moda sem gênero, oversized e desconstruída proposta pelo coletivo francês.
A Movin, focada em básicos repensados, aposta em materiais alternativos e ecológicos aliados a tecnologias e metodologias operacionais mais limpas. Entre os smart materials utilizados na fabricação das peças, fibras recicladas de algodão e pet, fibras orgânicas como algodão e bambu, além de materiais biodegradáveis. Com peças simples e confortáveis em preto e branco, a marca, que tem peças esportivas e para o dia-a-dia, pode ser encontrada online e na Frey.
Veja na galeria de fotos mais detalhes do lançamento das novas coleções na Frey Kalioubi, no Rio.