A participação da Vetements na semana de Alta-Costura de Paris, que começa neste domingo (7), é um sinal de que as mudanças estão de fato acontecendo no segmento, no sentido de buscar um rejuvenescimento. A grife, conhecida por carregar com muita personalidade os códigos de estilo que vêm das ruas, anunciou que para a sua apresentação terá a colaboração de 18 marcas, entre elas Manolo Blahnik, Levi’s e Juicy Couture.
Para a coleção de Inverno 2017, Blahnik emprestou o modelo clássico de salto de cetim da sua marca, o Halsigi, para a equipe de Demna Gvasalia fazer intervenções no calçado – uma das invenções mais interessantes da marca foi transformar um isqueiro em salto. Trabalhando com Blahnik, a intenção de Gvasalia é descontruir o modelo, dando um aspecto de inacabado. Os sapatos terão uma ampla paleta de cores vibrantes e logos estampados na sola.
“Estou animado em colaborar com a Vetements”, diz Blahnik em entrevista ao WWD. “Acho que este é o momento de misturar marcas e se vestir do jeito que você quiser. Gosto da liberdade disso – os desfiles se tornaram entediantes – por isso eu disse sim logo que me procuraram”.