Com Isabella de Almeida Prado
“Les Petits Mains”
A Chanel decidiu homenagear o seu ateliê de Alta-Costura e montou uma cópia do estúdio como cenário. O famoso ateliê localizado na Rue Cambon, em Paris, foi recriado no Grand Palais, onde a Chanel sempre mostra seus desfiles. As costureiras da grife transitavam pelo cenário, como se estivessem provando as peças nas modelos e fazendo pequenos ajustes antes do desfile.
#blackgirlmagic
Willow Smith, queridinha de Lagerfeld e embaixadora da maison, foi ao desfile acompanhada por seu pai, Will Smith. Linda, ela usava uma sombra azul e luvinhas ao estilo Karl. Com apenas 15 anos e mais de um milhão de seguidores no Instagram, Willow atrai atenção jovem de meninas do mundo inteiro para o desfile de Alta-Costura da Chanel, eventualmente rejuvenescendo o grupo de consumidoras da grife. Seu irmão Jaden Smith faz o mesmo com a Louis Vuitton.
P&B em mil versões
As estampas em preto e branco fazem referência à Art Noveau, com a inspiração nas ilustrações do britânico Aubrey Beardsley (1872 – 1898). Aubrey foi um dos mais controversos artistas da Art Nouveau e conhecido por seus desenhos eróticos, apesar de sua breve carreira.
Cris Herrmann
A brasileira Cris Herrmann tem feito todos os desfiles da Chanel. Após ter participado da coleção de Cruise em Cuba, lá estava ela em Paris, com seus grandes olhos azuis de boneca de porcelana.
80’s
Referência aos anos 1980, os ombros largos e pontiagudos (que vimos recentemente nos desfiles da Balenciaga e na última coleção de Hedi Slimane para a Saint Laurent Paris), mostraram uma nova proposta de modelagem para a Chanel. As tradicionais jaquetas e os tailleurs da grife ganharam cara nova, mesmo se inspirando numa década já passada e conhecida mais pela sua exuberância do que pelo bom gosto. Usados com calças amplas e mais curtas ou botas de cano alto, Lagerfeld criou uma imagem moderna para a alfaiataria de luxo da grife.
Despedida?
Ao final do desfile, Karl Lagerfeld apareceu para receber os agradecimentos e, pela primeira vez, chamou a sua equipe para dividir os aplausos, momento que pareceu ter um tom de despedida. Segundo rumores que circulam pela mídia, ele deve deixar em breve a maison e o estilista mais cotado para assumir o cargo seria Hedi Slimane. Se assim for, Karl deixa um bom desfile para fechar seu ciclo de mais de 30 anos à frente da Chanel. O cenário do desfile e a presença das costureiras é uma maneira de agradecer aos artesãos da Alta-Costura que estão por trás do trabalho rico e delicado das peças de couture.
Caracois
Mini-cachos foram colocados no topo da cabeça das modelos para dar o efeito bufante no coque. O triângulo preto desenhado embaixo dos olhos deu um aspecto de maquiagem borrada e um semblante triste para as modelos, mais uma indicação de que tem emoções fortes vindo por aí.