Alexander McQueen sempre despertou, especialmente depois de sua morte, em 2010, interesse do mundo da moda. Um novo projeto, no entanto, leva a admiração pelo estilista a um novo e estranho patamar. O DNA biológico de McQueen está sendo usado para criar couros artificiais de uma nova linha de roupas e acessórios, a “Pure Human – Lee Alexander McQueen”.
Segundo a revista “Oyster”, Tina Gorjanc, estudante da Central Saint Martins, mesma universidade que formou Alexander McQueen, está trabalhando nas últimas etapas do projeto que cria peças a partir de couro feito com o DNA do estilista. O site do projeto afirma que a questão envolve a proteção da informação biológica e o “debate acerca das questões legais” que rondam o projeto.
Tina conseguiu o material genético a partir da primeira coleção de McQueen, que marcou sua formatura na Saint Martins. Com o tema de “Jack, o Estripador”, McQueen colocou um fio de cabelo seu nos bolsos das roupas, que a estudante conseguiu resgatar. A partir daí, o material genético foi isolado e usado para a criação do couro das peças, que até agora tem 12 variações de cor.
Confira na galeria as peças criadas por Tina Gorjanc usando o DNA de Alexander McQueen.