Em sua quarta colaboração com a Adidas, o rapper Kanye West escolheu como locação da apresentação da coleção “Yeezy”, um parque na Roosevelt Island, estreita ilha que fica em Nova York. O desfile, que abriu a semana de moda de Nova York, transformou a passarela em uma perfomance artística que, debaixo de muito sol e quase uma hora de atraso, fez com que uma das modelos passasse mal durante a apresentação. A seguir, veja os 6 fatos sobre a apresentação do popstar estilista.
Beecroft e desmaios
Pela quarta vez, Kanye repete a colaboração com a artista Vanessa Beecroft, parceira de longa data de performances e coreografias. A apresentação aconteceu dentro de um triângulo gigante e em seu perímetro foi construída uma passarela. As modelos que participaram da performance ficaram dentro do triângulo. Paradas por quase 2 horas, debaixo de sol, algumas não aguentaram o calor e se sentaram no gramado. Apesar de serem hidratadas com água, minutos antes da apresentação, a espera fez com que uma das modelos passasse mal e uma pessoa que assistia ao desfile a socorreu.
Boicote
The most responsible thing we could all do would be to write NOTHING about this show. #YeezySeason4
— Stella Bugbee (@stellabugbee) September 7, 2016
O ar de insatisfação com o sofrimento das modelos pairou durante a apresentação. Stella Bugbee, diretora editorial do caderno “The Cut”, pediu em sua conta no Twitter que boicotassem qualquer matéria sobre o desfile. “Me sinto fisicamente doente de ver essa abominação”, twittou Bugbee.
Casting “multirracial”
No final de semana passado, Kanye convidou em sua conta no Twitter “apenas mulheres multirraciais” para participarem do casting aberto do desfile. O convite causou polêmica nas redes sociais e na imprensa, por não explicitar o que o rapper queria dizer com o termo e quem poderiam excluir ou não dessa categoria. Sable Yong, colaboradora de beleza do site da “Teen Vogue”, publicou hoje um artigo no site do “The Cut”, caderno de moda do jornal “The New York Times”, contando que o casting foi “um pesadelo de 6 horas”.
Brindes à venda
Em outras edições camisetas como essas seriam distribuídas como brinde para os convidados da primeira fila. Afinal, trata-se de um merchan da coleção. Mas nesta temporada as t-shirts de manga longa com “Season 4” escritas no peito eram vendidas aos interessados logo na entrada do parque, por US$ 75.
Modelos convidadas especiais
#teyanataylor X #yeezyseason4 X #kanyewest
Uma foto publicada por ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Melissa Salmeron (@mely_mellz) em
Pela primeira vez a coleção teve um casting só com mulheres. Teyana Taylor, a única artista mulher que é representada pela G.O.O.D Music, selo de Kanye, Sofia Richie, filha do cantor Lionel Richie e Chanel Iman foram convidadas para desfilar na apresentação.
Kardashians
Uma foto publicada por FASHION TO MAX official (@fashiontomax) em
Ao contrário dos suntuosos figurinos que as Kardashians usaram na primeira fila do penúltimo desfile, Kim foi acompanhada pelas irmãs Kendall e Kylie Jenner, todas vestindo looks monocromáticos com peças da coleção. Kim até deu uma prévia, um dia antes do desfile, ao usar as botas de PVC da nova coleção.
(Com reportagem de Isabella de Almeida Prado)