Estreia
Esta foi a primeira coleção do belga Anthony Vaccarello para a Saint Laurent. Antes dele, nomes importantes ocuparam essa posição desde que Yves se aposentou: Alber Elbaz, Tom Ford, Stefano Pilati e Hedi Slimane, que deixou a grife após três anos de muitas mudanças e polêmicas, mas faturando como nunca. Anthony diz que, de certa forma, todos eles o inspiraram. “Trabalhei no legado que foi deixado para mim. E não é leve. Cada um tem sua própria interpretação e sei que não posso agradar a todos”, disse ao BoF.
+ Veja a coleção completa aqui
Coleção
O perfume oitentista deixado por Hedi Slimane em sua última coleção para a Saint Laurent, parece ter contaminado Paris. Os anos 80 também aparecem aqui, nas mangas bufantes, ombros grandes e assimetria. Uma das referências de Vaccarello foi um vestido da marca de 1982, que inspirou o look de leopardo com manga volumosa do final, na modelo Jourdana Phillips. Há também referências ao Le Smoking. A coleção é quase inteiramente preta, comprimentos curtíssimos, como gosta Vaccarello, e com muito seio à mostra. O estilista disse ao BoF que preferiu focar no design e não no styling, uma alfinetada talvez inconsciente na época de Slimane.
Seios e ombros à mostra
Um dos pontos fortes do desfile, os seios apareceram sob transparências, rendas ou apenas com um adesivo colado nos mamilos, como no look de Binx Walton, um dos mais importantes da coleção. E vestidos e tops de um ombro só, podem apostar, estarão em breve em lojas de fast fashion mundo afora.
Logomania
O icônico logo YSL apareceu como salto de um estileto ou como brincos.
Casting
Vaccarello é acostumado a vestir mulherões como Gisele, Angelina Jolie, Alessandra Ambrósio, mas para a Saint Laurent, ele fez deixou as glamazons de lado e optou por um casting que mistura novos rostos e nomes fortes da geração atual, como Mica Arganaz, Lexi Boling, Eddie Campbell e Malaika Firth. Anja Rubik, musa de Vaccarello, também desfilou e Karmen Pedaru foi uma surpresa na passarela.
Recepção
As críticas foram mornas e a coleção foi recebida como cautelosa e comercial. Mas Anthony Vaccarello é conhecido por focar em uma visão apenas, como uma edição mais restrita, como fez em sua marca. Isso não significa que seja ruim, mesmo porque é ainda seu primeiro desfile e o trabalho de um estilista em outra marca se define ao longo do tempo.
Locação
O desfile aconteceu num grande espaço em reformas, onde será o novo HQ da Saint Laurent. O local já foi um monastério e um quartel militar. A passarela tinha o teto espelhado que refletia as modelos de ponta cabeça.