Braço da fundação Hermann Hering, o projeto Trama Afetiva abre inscrições para ideias que repensam os processos de criação e traz novas luzes para a economia criativa. Com seleção online, os participantes terão a chance de desenvolver seus trabalhos guiados pelo estilista Alexandre Herchcovitch, o arquiteto Marcelo Rosenbaum e a designer de joias Patrícia Centurion.
É a primeira edição e acontece em São Paulo por 15 dias entre outubro e novembro em que os participantes receberão orientação dos designers, voltada para um processo criativo e produtivo mais afetivo e manual, que também conta com a colaboração das costureiras do Cardume de Mães. A ideia é promover uma experiência colaborativa de aprendizagem em upcycling com foco em design, moda e empreendedorismo nas práticas transformadoras da Economia Afetiva – um modelo de produção e consumo voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos. “A indústria e o varejo precisam se aproximar das novas relações de criação, produção, educação e consumo. É necessário ficar atento à falta de sinergia entre o aprendizado formal de design e moda e a nova realidade de mercado que vem se estabelecendo. Nossa proposta é dar o start na formação de profissionais dentro desta nova visão de mercado’’, explica Jackson Araujo, um dos diretores do projeto.
Haverá uma pré-seleção de 10 portfólios, feita pelo time do projeto. Destes, sairão três participantes a serem comissionados com uma ajuda de custo de R$ 1.000, enquanto os outros sete serão convidados a participar como ouvintes.
“Queremos contribuir com a construção de uma sociedade em que os novos profissionais utilizem seus talentos com protagonismo, garra e coragem de buscar um novo jeito de fazer as coisas”, afirmam os responsáveis pelo projeto.
As inscrições estão abertas até o dia 11 de outubro através do site oficial. Inscreva-se!