Depois que Alessandro Michele assumiu a direção criativa da Gucci, novos ares têm tomado conta da marca, que segue forte como a maior trend setter do momento (dá para perceber isso claramente quando grandes empresas, como Zara e Arezzo, seguem à risca as propostas de uma marca, no caso atual, a Gucci).
E entre os novos alinhamentos da grife, está a ligação com a arte, que tem resultado em boas colaborações. A mais nova iniciativa é o projeto Gucci 4 Rooms, em que quatro artistas foram convidados a criar espaços virtuais e reais que expressem o novo espírito eclético e inventivo da marca. Michele escolheu os japoneses Chiharu Shiota, Daito Manabe e Mr. e ainda Trouble Andrew aka Gucci Ghost, que lançou recentemente uma linha em parceria com a casa.
Cada um criou uma sala diferente com base em motivos e temas implementados por Michele. As ideias dos artistas foram primeiramente apresentadas online em um site especial e agora estão em cartaz em Tóquio até o dia 30 de novembro (veja locais abaixo). Mas, para quem não pode ir ao Japão, vale brincar na experiência digital, em que podemos explorar as salas e interagir com elas como um jogo de computador. E a instalação de Trouble Andrew só poderá ser acessada pelas pessoas que conseguirem encontrar elementos específicos escondidos nas outras três salas, liberando o acesso a este espaço secreto.
Já no espaço físico, as três salas dos artistas japoneses foram replicadas no sétimo andar da loja Gucci Ginza. E Trouble Andrew criou uma obra de arte no Elephant Room, da multimarcas Dover Street Market, também em Ginza.
GUCCI 4 ROOMS
Aberto ao público, entrada livre
Data: até 30 de novembro
Locais: Gucci Ginza, sétimo andar, e Dover Street Market Ginza, Tóquio