Carine Roitfeld acaba de fechar contrato com a Hearst Magazines, gigante do mercado editorial que publica títulos de peso como a “Harper’s Bazaar”, da qual é diretora de moda global. A partir de agora, o site da revista CR Fashion Book (CRFashionBook.com) será hospedado pela plataforma MediaOS, da Hearst, que tem uma audiência de até 192 milhões de acessos únicos – recorde obtido no mês passado, segundo o “Business of Fashion”. A impressão e distribuição da versão bianual da revista ficará a cargo da PubWorX, empresa criada a partir da fusão entre a Hearst e a Condé Nast – que publica títulos como “Vogue”, “W” e “GQ” – numa joint venture que visa fortalecer o mercado das revistas impressas.
Carine Roitfeld deixou a “Vogue” Paris em 2011. No ano seguinte, ela se juntou a seu parceiro de longa data Stephen Gan, editor da “V Magazine” e diretor criativo da “Harper’s Bazaar” americana, e criou o Fashion Media Group – de onde surgiu a “CR Fashion Book”. Depois de quatro anos juntos, eles romperam a parceria no final de setembro deste ano. “Stephen esteve comigo desde o início do projeto e jamais vou esquecer que ele me ajudou a realizar o meu sonho. Mas agora que o bebê cresceu o suficiente, então pode andar com as próprias pernas – e o Stephen concorda”, disse Carine sobre a evolução de seu título, que hoje tem uma circulação mensal de 65.000 exemplares ao redor do mundo e, em 2015, ganhou a versão masculina CR Men’s Book como suplemento. A nona edição, lançada em setembro com lindas fotos tiradas por Terry Richardson da Rihanna como Maria Antonieta (veja na galeria de fotos), tem 384 páginas e 173 anúncios enquanto a primeira edição, de 2012, teve 340 páginas e 156 anúncios.
A partir de agora, a “CR Fashion Book Ltda.” – empresa recém-criada cujo presidente é o filho de Carine, Vladimir Restoin Roitfeld – é a responsável pela publicação da revista bianual. O conteúdo editorial, impresso e online, ainda será produzido pela equipe de Carine, porém a Hearst terá direitos exclusivos e irá monetizá-lo, distribuindo-o aos outros títulos online de seu portfólio.
“Amo trabalhar com os editores e executivos da Hearst Magazines. Eu confio neles assim como eles confiam em mim. Tenho a liberdade de me expressar criativamente para milhões de leitores do mundo inteiro na Harper’s Bazaar, e agora encontrei uma casa onde a CR Fashion Book poderá crescer cada vez mais, tanto a impressa como a online”, comemora. Os próximos planos são reduzir o número de páginas para aumentar a periodicidade da revista – de bianual para trimestral –, e lançar a CR Men’s Book separadamente, como a versão masculina da revista.