Paris é o próximo destino do circuito internacional masculino. A semana começa nesta quarta (18.01) e termina no domingo (22.01). É na capital francesa que acontece os desfiles de algumas das marcas mais importantes, como Balenciaga, Givenchy e Louis Vuitton apresentando suas propostas para o Inverno 18.
Sem muitas novidades no calendário, um dos destaques desta temporada é a primeira coleção de Haider Ackermann para a Berluti – única marca inteiramente masculina do conglomerado LVMH. O estilista colombiano baseado em Paris assumiu a grife em setembro último, após a saída de Alessandro Sartori, que (re) estreou semana passada na direção criativa do grupo Zegna.
O anúncio de Ackermann como novo diretor da casa gerou grandes expectativas, uma vez que o colombiano é mais conhecido por suas roupas drapeadas e intricadas para as mulheres – ele foi, por exemplo, um forte nome no páreo para o feminino da Margiela (atualmente dirigida por Galliano) e da Dior (Maria Grazia Chiuri). Sua marca masculina foi lançada apenas em 2013, 10 anos após ter se lançado no mercado com a sua marca homônima feminina; Haider continua na direção de suas próprias grifes.
“Todos estavam esperando que eu fizesse roupas femininas, então eu quis fazer algo diferente. Tenho outra história para contar”, diz o designer à Vanessa Friedman, do The New York Times. Segundo Friedman, a nomeação de Ackermann pode ser um reflexo do fenômeno que tem unificado os gêneros na moda.
Aliás, Paul Smith e Kenzo são as marcas do calendário que apresentarão as coleções feminina e masculina unificadas.
Pierpaolo Piccioli mostra como será a nova Valentino masculina, agora que a grife está somente sob sua direção. Semana passada, o estilista demonstrou os novos caminhos da marca com o pre-fall 17 feminino, apresentado em NY.
Os boatos que indicam uma suposta parceria da Louis Vuitton com a gigante do streetwear Supreme ganharam força. Tudo começou quando, no dia 03.01 deste ano, Kim Jones, diretor criativo da linha masculina da LV, postou em seu Instagram – e apagou em seguida –, uma foto com o damier, o clássico padrão da grife parisiense sob um adesivo da Supreme. Fontes internas confirmam a parceria que provavelmente estreará nesta temporada, porém nenhum comunicado oficial foi divulgado.
O fato gerou reboliço, pois marcaria uma reviravolta na relação entre ambas: em 2000, a Supreme lançou shapes de skates cuja estampa era o logo da marca com o clássico monograma da LV. Por não ser autorizada, a LV processou a Supreme. No entanto, parece que Kim Jones está preterindo essa história e reaproximando as marcas. Fã assumido da Supreme, o desejo de Jones em realizar esta parceria é antigo.
Quarta-feira (18.01)
6h Lucien Pellat Finet
9h Balenciaga
11h30 Lemaire
12h30 Y/Project
13h30 Walter Van Beirendonck
14h30 Valentino
17h Haider Ackermann
Quinta-feira (19.01)
07h30 – Issey Miyake Men
08h30 – Off-White
09h30 – Rick Owens
10h30 – Andrea Crews
11h30 – Louis Vuitton
13h30 – Kolor
14h30 – Yohji Yamamoto
16h – Dries Van Noten
Sexta-feira (20.01)
07h – Junya Watanabe
08h – Maison Martin Margiela
09h – Ann Demeulemeester
10h – Juun.J
11h – 22/4_Hommes
13h – Cerruti
14h – Comme des Garçons Homme Plus
15h – Givenchy
16h – Berluti
Sábado (21.01)
07h – Sacai
10h – Études
12h – Dior Homme
14h – Balmain
15h – Henrik Vibskov
17h – Hermès
Domingo (22.01)
08h – Lanvin
09h – Agnès B.
10h – Sankuanz
11h30 – Y3
12h – Sean Suen
13h – Paul Smith
14h – Julien David
15h – Thom Browne
16h30 – Kenzo