Shoichi Aoki é um dos maiores fotógrafos de street style. Ex-programador, o japonês começou a fotografar o estilo das ruas de Londres na década de 1980, quando se mudou para lá. Seu objetivo era registrar um “pedaço do tempo e do espaço”. Em 1985, voltou para Tóquio e criou a revista STREET, com a qual teve a ideia de compartilhar para seus conterrâneos o estilo ocidental. Posteriormente, além de Londres, os frequentadores das semanas de moda de Paris e Nova York também estampam as páginas da revista.
“Não é que eu só queira tirar fotos das pessoas – eu quero ver seus pensamentos, e suas personalidades vêm à tona. Isso, pra mim, é moda, e meu objetivo é documentá-la”, explicou Aoki sobre o seu processo criativo numa entrevista ao The New Yorker. “Quando eu fotografo, tento não expressar as minhas intenções e/ou criatividade. Ver alguém na rua vestindo algo sensacional me move emocionalmente, o que me dá uma sensação de prazer”.
Em meados da década de 1990, Aoki percebeu que um estilo super-irreverente estava emergindo com as jovens que frequentavam, principalmente aos domingos, o Harajuku, local próximo à estação de trem homônima no bairro Shibuya, em Tóquio – como as lolitas e as cyberpunks, por exemplo. Então, em 1997 criou a Fruits, importante revista que registrou o street style das meninas que frequentavam o local – sendo referência do estilo de rua japonês –, e a Tune com o estilo dos meninos.
20 anos depois, Aoki encerrou, neste mês, as atividades dessas duas revistas porque, segundo ele, “não há mais garotos legais para fotografar”, conforme disse para o site japonês Fashionsnap. Ele chegou a compilar algumas dessas fotos em dois livros publicados anteriormente pela Phaidon.
No entanto, a STREET continua firme e forte e, agora, Aoki lança em boa hora o STREET London 1985-1996 (IDEA Books), um livro com os looks das ruas de Londres da década de 1980 e 1990, com os quais é possível identificar algumas das tendências que reinaram na época, como as roupas e cabelos volumosos, ombreiras mil, gola alta e estampas coloridas – algumas das quais tanto se fala ainda hoje no ciclo vicioso da moda. É um livro que registra sobretudo “um pedaço do tempo e do espaço” de Londres.
STREET London 1985-1996 está disponível no e-commerce da IDEA, que entrega no Brasil, e também nas lojas Dover Street Market de Londres e Nova York.