De olho nos pequenos negócios da moda, o SEBRAE, em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (InMod), desenvolveu o programa Top Five, que visa orientar micro e pequenos empresários desde a estruturação da coleção ao contato com os fornecedores, para que se estabeleçam com equilíbrio e know how na indústria. A ideia é dar suporte para esses que compõem 94% de toda a cadeia produtiva de moda.
Parte do convênio Contextualizar na Moda, parceria entre as duas empresas, o programa orientou por mais de um ano as marcas PH Praia (RJ), Adriano Martin (SP), Amabilis (ES), Green Co. (MG) e Jardin (MG). Em outubro de 2016, a Amabilis apresentou sua coleção no SPFW e, nesta sexta-feira, é a vez das outras quatro marcas desfilarem suas criações coletivamente, às 17h, na Bienal.
“A nossa participação no São Paulo Fashion Week tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento dessas empresas, oferecendo aos empresários a possibilidade de criarem estratégias para se tornarem mais competitivos nesse mercado”, explica Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.
Conheça um pouco sobre cada marca:
Adriano Martin
Estilista de moda festa (inclusive para noivas), ele mantém seu ateliê sob medida em Catanduva, São Paulo, onde coordena uma equipe de 47 profissionais. Com 14 anos de carreira, ele diz que seu foco é a mulher real. “O mais importante é imprimir em cada croqui a personalidade de sua musa e o respeito à sua identidade”.
PH Praia
Ana Gomes criou a marca há 22 anos. Com apenas uma máquina e uma costureira, seu objetivo era lançar moda praia feminina e masculina com qualidade e expertise de criação e modelagem. Hoje, chega a fazer coleções resort de luxo, vendidas em sua loja física é localizada na Rua dos Biquinis, em Cabo Frio, Rio de Janeiro e também no e-commerce da marca.
Green Co.
Fundada em 2006 pelo engenheiro ambiental Cassius Pereira, a Green Co. tem como filosofia desenvolver e produzir roupas da maneira mais sustentável possível. Matérias-primas reutilizáveis, naturais, orgânicas, recicláveis e biodegradáveis compõem as coleções das seis linhas, incluindo jeans e infantil. A marca mineira já participou do Ethical Fashion Show e do Salão Prêt-à-Porter, ambos em Paris.
Jardin
A marca de moda feminina se apresenta como casual chic, com pegada minimalista e peças versáteis “que cabem no cotidiano e nos diversos papéis da mulher”. Mestre em moda pela Université de la Mode, em Lyon, na França, a artista plástica Bharbara Renault fundou a Jardin em 2009, em Belo Horizonte, onde tem seu ateliê e base do e-commerce da marca.